PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Turismo: Associação quer atingir os dois milhões de dormidas de estrangeiros em 2012

23 Agosto, 2012 - 14:51

270

0

A Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATP), que hoje apresentou o novo portal de turismo regional, quer atingir este ano os dois milhões de dormidas de visitantes estrangeiros na região, afirmou a diretora executiva.

A Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATP), que hoje apresentou o novo portal de turismo regional, quer atingir este ano os dois milhões de dormidas de visitantes estrangeiros na região, afirmou a diretora executiva.

Segundo Helena Gonçalves, tal implicará um aumento de 115 mil dormidas face a 2011, mas a região está “no bom caminho” com a subida de 4,8 por cento (706.430, contra 674.265 em 2011) registado nos primeiros cinco meses do ano, considerados um “período crítico”.

“De junho a dezembro estão previstas mais 250 a 300 mil dormidas, pelo que estamos no bom caminho para atingir os dois milhões”, sustentou.

Apostada em assegurar o crescimento sustentado do turismo na região, a ATP – agência regional de promoção turística do Porto e Norte responsável pela promoção externa da região – propõe-se alcançar em 2015 o total de 2,6 milhões de dormidas de turistas estrangeiros em lazer e negócios.

“Este é um setor onde a tentação para o individualismo é grande, mas o sucesso só é possível com uma estratégia integrada e com alinhamento com o Turismo de Portugal e com a marca Portugal”, sustentou o atual presidente da ATP e vice-presidente da Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, durante a apresentação do novo portal de turismo regional.

A diretora executiva da ATP destacou a Espanha (atualmente o principal emissor de turistas para a região), o Reino Unido, a Alemanha e a França como os “mercados prioritários” na estratégia para 2012.

A estes somam-se o Benelux, a Itália, a Suíça, a Escandinávia e o Brasil (que merecerá particular destaque) como “mercados estratégicos”, para além dos EUA, Canadá e Rússia como “mercados emergentes”.

Depois da Espanha – que, “apesar do decréscimo” registado, ainda lidera o ‘top 10’ dos países emissores de turistas para o Porto e Norte – surgem a França, Brasil, Alemanha, Reino Unido, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Escandinávia como principais mercados.

Operacional desde julho, o portal ‘visitportoandnorth.travel’ é um dos pilares do plano de comunicação da ATP e, conforme explicou o assessor de marketing João Pedro Capelo, “trabalha muito a notoriedade e o marketing digital” da região.

“A reputação e a notoriedade ‘on line’ são muito importantes para nós”, afirmou, adiantando que a plataforma está disponível em seis idiomas e faz “uma abordagem mais profunda do destino”, distinguindo-se assim de outros ‘sites’.

Segundo salientou, um dos objetivos da ATP é “combater a sazonalidade” do destino Porto e Norte, promovendo as características distintivas da região e os seus principais produtos turísticos: turismo de negócios, ‘city break’, ‘touring’ e turismo de natureza.

“Esta plataforma reforçará e catalisará inequivocamente as atividades ‘online’, centralizando a comunicação da região e produto turístico num espaço de partilha de conteúdos, imagens e vídeos. Uma ferramenta intuitiva e capaz de agregar toda a informação turística sobre os produtos exclusivos do destino Porto e Norte de Portugal, promovendo os seus associados e principais agentes económicos da região e permitindo aos seus visitantes vivenciar experiências únicas”, refere a ATP.

Foto: Google

Últimas