PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Turismo: Aeroporto Sá-Carneiro recebe primeira loja de turismo interativo no país

20 Junho, 2012 - 08:35

314

0

O Turismo do Porto e Norte de Portugal inaugura hoje a primeira loja interativa e “imersiva” dedicada ao turismo, num investimento de 550 mil euros que precede a abertura de 54 outras lojas do género em território nacional. A cerimónia será presidida pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal inaugura hoje a primeira loja interativa e “imersiva” dedicada ao turismo, num investimento de 550 mil euros que precede a abertura de 54 outras lojas do género em território nacional. A cerimónia será presidida pelo ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas.

A loja, situada em pleno aeroporto Sá-Carneiro, no Porto, providencia “informações numa série de mesas de toque e ‘videowall’ relativas as todos os eventos culturais de turísticos da região Norte, para além de uma sala imersiva, com tecnologia 3-D, em que o turista pode experienciar as atividades antes mesmo de as experimentar na região”, disse à Lusa Isabel Castro, responsável pela rede de lojas de turismo do Porto e Norte de Portugal.

O equipamento, que tem par apenas na loja aberta pelo Turismo do Porto e Norte de Portugal no centro histórico de Santiago de Compostela, prima ainda por estar aberto 24 horas por dia, com uma “promotora virtual fora do espaço, que vai permitir ao turista ter acesso a toda a informação que já tem dentro da loja”, explicou Isabel Castro, concluindo que “se o turista não tem horas, então a loja também não pode ter.”

Depois de alguns atrasos fruto da atual conjuntura, o vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal mostra-se satisfeito com esta abertura de portas, de uma estrutura que vai abranger cerca de seis milhões de pesosas que por ali passam.

Esta “promotora virtual” tem ainda a funcionalidade de permitir ao turista ou a qualquer passageiro que “tire uma foto a si mesmo e a envie imediatamente para o endereço de e-mail que desejar”, uma funcionalidade que já tem tido “muito sucesso, pelo menos na última semana em que a loja esteve em fase de testes, em que se fizeram-se filas para tirar fotografias no ecrã.”

Ainda sem ligação às 52 “irmãs gémeas” que vão nascer nos municípios do Norte, esta loja de turismo, segundo o responsável, vai permitir que “ninguém se perca no Norte, disponibilizando um amontoar de toda a informação que o turista deseja ter em mãos”.

Outros aeroportos já pediram mesmo a possibilidade de replicar esta loja nos seus espaços.

O objetivo é formar uma rede de informação turística entre esta loja de turismo ‘mãe’ com mais 52 municípios do Norte. Todas estas candidaturas foram aprovadas, estando agora a decorrer os concursos para a parte tecnológica. Júlio Meirinhos prevê que, até ao final do ano, todo este processo esteja concluído e em funcionamento.

Este projeto foi financiado por fundos comunitários e por “verbas do jogo através do Turismo de Portugal”, para além da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), pelo que será das “lojas mais caras de toda a rede de lojas interativas, uma rede que se prevê que venha a atingir o número de 54 lojas em todo o território nacional”.

Ainda que a inauguração esteja marcada para hoje, 20 de junho, a loja esteve em pré-abertura desde o passado dia 6, pelo que já atravessou um período de testes em que o acréscimo de turistas por ocasião do festival de música Porto Primavera Sound permitiu avaliar a capacidade da loja para lidar com grandes enchentes, para além do interesse que suscita em grandes grupos de turistas

Últimas