PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Espanha

Trânsito: Espanha pondera acabar com triângulos ANTES de 2026 [VÍDEO]

5 Abril, 2023 - 01:05

1247

0

Triângulos vão ser substituídos por dispositivo luminoso de geolocalização.

A Direção Geral de Trânsito (DGT) de Espanha está a ponderar acabar com os triângulos de sinalização ainda antes de 2026. 

 

Na base desta possível decisão, segundo o La Voz de Galicia, estão números negros que estão a preocupar a DGT.

 

“Estamos preocupados com os acidentes que ocorrem sempre que o condutor sai do carro para sinalizar um acidente ou avaria”, disse o Diretor-Geral de Trânsito, Pere Navarro.

 

“Em 2022, 16 condutores morreram nas estradas e autoestradas espanholas após serem atropelados no momento em que tinham saído do carro para sinalizar o local”, apontou.

 

“Podemos concluir que nesta ação há um certo risco de atropelamento”, alertou.

 

Recorde-se que, no final do ano passado, a DGT anunciou que, a partir de 1 de janeiro de 2026, os triângulos de sinalização passariam a ser obsoletos. 

 

Para a sua substituição foi anunciado um outro dispositivo, designado por V16. Trata-se de um dispositivo de luz com sistema de conectividade incluído.

 

Conforme explicou o Pplware, este aparelho é dotado de um sistema de geolocalização do dispositivo que enviará a localização do veículo parado para a DGT a cada 100 segundos, para que essa informação chegue rapidamente aos demais veículos conectados na estrada.

 

 

Como funciona o V16?

[Fonte: DGT / Via Pplware]

 

 

 

Veja o vídeo:

 

 

 

Um ou dois triângulos?

Se o condutor estiver apenas de passagem, é necessário apenas um triângulo de sinalização. Porém, para os residentes no país, a lei obriga nesta altura a ter sempre no veículo dois triângulos de sinalização, que são de utilização obrigatória quando o veículo estiver imobilizado na faixa de rodagem.

 

Nas vias de sentido duplo, deve ser colocado à frente e outro atrás do veículo, ambos a 50 metros de distância. Nas autoestradas, por exemplo, a lei do país vizinho diz que é necessário apenas um triângulo para alertar os veículos que se aproximam por trás.

 

Até 1 de janeiro de 2026, é permitida a utilização de ambos os dispositivos (triângulos ou sinal luminoso). A partir daquela data, os triângulos ficam proibidos, salvo se a DGT o anunciar mais cedo, conforme intenção manifestada pelo Diretor-Geral de Trânsito.

 

O responsável lembrou ainda que no Reino Unido e no Luxemburgo os condutores já estão proibidos de sair da viatura, caso esta fique imobilizada na faixa de rodagem.




[Fotografia: Ilustrativa/DR]

Tópicos:

#Trânsito

Últimas