PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Torta de Viana gigante vai “abraçar” chafariz da cidade no sábado

23 Abril, 2013 - 11:42

242

0

Uma Torta de Viana com cem metros de extensão e a forma de um coração vai ser montada no sábado por 17 pastelarias daquela cidade, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.

Uma Torta de Viana com cem metros de extensão e a forma de um coração vai ser montada no sábado por 17 pastelarias daquela cidade, disse hoje à Lusa fonte da organização do evento.

“Cada uma das pastelarias vai assegurar a confeção de seis a sete metros de torta, que depois será montada, na forma do tradicional coração de Viana do Castelo, à volta, abraçando o chafariz da Praça da República”, explicou Daniela Carreiras, da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT).

A estimativa da organização da “Festa da Torta de Viana”, assumida por aquela associação em parceria com a Câmara de Viana do Castelo, prevê a confeção de cerca de 100 metros deste doce típico local, à base de creme de ovo, farinha e açúcar.

No entanto, nem toda a torta será utilizada para concretizar a forma do tradicional coração de Viana.

“O que sobrar, porque é preciso fazer muitos recortes para a forma do coração, será servido às pessoas, para que a possam saborear, gratuitamente. O mesmo vai acontecer com a restante que, depois de pronta, será fatiada e distribuída, até porque o nosso objetivo é dar a provar a torta”, disse ainda a responsável.

A confeção, nomeadamente a cozedura, será feita em cada uma das pastelarias aderentes, enquanto a montagem da torta gigante, durante a tarde de sábado, ficará a cargo de uma equipa de sete profissionais. O “resultado final” será apresentado pelas 16:00.

No mesmo dia, decorrerá uma “prova cega” para escolher “a melhor” de 18 tortas apresentadas a concurso por pastelarias fabricantes do concelho, a selecionar por um júri de especialistas.

Paralelamente, o evento prevê que 37 pastelarias do concelho apresentem a Torta de Viana em destaque nos respetivos estabelecimentos, por estes dias, independentemente de terem produção própria ou não.

A autarquia, parceira na organização do evento, assume o “objetivo” de “promover a doçaria” tradicional e a “marca de Viana”, aproveitando para tal a previsível afluência de turistas ao concelho, devido à “ponte” permitida pelo feriado do 25 de abril.

Últimas