PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Vale do Minho

Teatro: Comédias do Minho interpretam clássico de Brecht este domingo – veja o VÍDEO promocional

4 Julho, 2020 - 22:37

388

0

PUB A Rádio Vale do Minho transmite este domingo as peças O que diz sim e o O que diz não, de Bertold Brecht, interpretadas pelas Comédias do Minho na […]

PUB

A Rádio Vale do Minho transmite este domingo as peças O que diz sim e o O que diz não, de Bertold Brecht, interpretadas pelas Comédias do Minho na rubrica Rádio Comédias – Hoje é Dia de ClássicoTratam-se de curtos episódios que vão desde os textos clássicos do teatro até aos clássicos das comédias e outras surpresas.

Os primeiros esboços da peça O que diz sim foram feitos em 1929. Primeira publicação em abril de 1930. Estreia absoluta em 23 de junho de 1930, no Auditório do Instituto Central para o Ensino e a Educação, em Berlim, com música de Kurt Weill, interpretada por alunos de várias escolas de Berlim. Publicação de uma segunda versão em dezembro de 1930. Entre 1930 e 1932 registam-se 60 encenações na Alemanha e no estrangeiro. Está disponível uma gravação de 1990, pela Delta Music, feita por ocasião das comemorações dos 90 anos sobre o nascimento de Kurt Weill.

Esta peça foi representada pela primeira vez em português (em conjunto com O que diz não) em 1966, pelo Teatro Amador de Lourenço Marques, com encenação de Mário Barradas.

A peça O que diz não foi escrita entre janeiro e outubro de 1931, para formar um díptico com a segunda versão de O que diz sim. A primeira publicação das duas peças em conjunto fez-se no fim de 1931. «O que diz não» não estreou na Alemanha em vida de Brecht, nem Weill chegou a compor música para o texto. A estreia absoluta das duas peças em conjunto, pelo recém-criado Living Theatre de Nova Iorque, ocorreu em 1951.

Esta peça estreou em Portugal no Teatro António Pedro, no Porto, em maio de 1975, num espetáculo com o título, Uma tarde com Brecht, pelo Teatro Experimental do Porto.

As Comédias do Minho são um projeto cultural que começou em 2003, com a colaboração dos municípios de Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova da Cerveira, destinado a criar uma companhia de teatro profissional. A sua missão é dotar o vale do Minho de um projeto cultural próprio, adaptado à sua realidade socioeconómica e, portanto, com um enfoque especial no envolvimento das populações, a partir da construção de propostas de efetivo valor participativo e simbólico, para as comunidades a que se dirigem.

A transmissão está marcada para as 18h30.

 

Veja o teaser da peça a ser transmitida ao final da tarde deste domingo

 

 

PUB

Últimas