PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Sub

4 Outubro, 2011 - 08:22

683

0

Os produtores de vinho alvarinho falam, este ano, no aumento da colheita na ordem dos 15 a 20 por cento e admitem que as expectativas são "elevadas" quanto à qualidade e escoamento do produto. Esta é, pelo menos, a convicção da Associação de Produtores de Vinho Alvarinho (APA), numa altura em que as vindimas já estão praticamente concluídas.

Os produtores de vinho alvarinho falam, este ano, no aumento da colheita na ordem dos 15 a 20 por cento e admitem que as expectativas são "elevadas" quanto à qualidade e escoamento do produto. Esta é, pelo menos, a convicção da Associação de Produtores de Vinho Alvarinho (APA), numa altura em que as vindimas já estão praticamente concluídas, tirando um ou outro produtor de uva.

Na opinião de Aleixo Caldas, o responsável da APA, este foi um ano "atípico", em termos de condições climatéricas, mas nem assim a qualidade da uva foi posta em causa. O grau do Alvarinho, como referiu, variou entre os 11,5 e 14 graus.

Está praticamente concluída a época de vindimas por Monção e Melgaço. De referir que a APA é actualmente constituída por 34 empresas associadas, oriundas dos dois concelhos que compõem a Sub-Região de Vinho Alvarinho. E se pelo Vale do Minho, as expectativas são altas, o mesmo é dizer no resto do país. As principais Comissões Vitivinícolas Regionais esperam um ano de "muita qualidade" no vinho, apesar do clima e das doenças terem causado uma redução na produção.

Últimas