PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Seis municípios do Alto Minho assinaram declaração conjunta de combate ao tráfico de seres humanos

9 Maio, 2012 - 16:16

189

0

Com esta iniciativa, os municípios e o Observatório do Tráfico de Seres Humanos pretendes-se chamar a atenção para a necessidade de combater este flagelo, dando a conhecer a realidade portuguesa.

Seis municípios do Alto Minho assinaram, esta tarde, a Declaração de Luta contra o Tráfico de Seres Humanos, uma iniciativa do Observatório do Tráfico de Seres Humanos.

A cerimónia decorreu, esta tarde, em Melgaço e envolveu as autarquias de Melgaço, Monção, Vila Nova de Cerveira, Paredes de Coura, Ponte de Lima e Viana do Castelo.

Com esta iniciativa, os municípios e o Observatório do Tráfico de Seres Humanos pretendem chamar a atenção para a necessidade de se combater este flagelo, dando a conhecer a realidade portuguesa.

Além da cerimónia de assinatura deste documento, decorreu também a inauguração de uma exposição com o tema “Tráfico Desumano” e uma conferência relacionada com o fenómeno de tráfico de seres humanos em Portugal.

A conferência contou com a participação do Observatório do Tráfico de Seres Humanos, da Polícia Judiciária e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Dados de Janeiro de 2008 a 2011 indicam que foram sinalizadas 411 potenciais vítimas e 68 casos confirmados. No Vale do Minho, em 2010, foram identificados 1 caso em Monção e 2 a 4 em Valença.

Os responsáveis sublinham que a “mudança de mentalidade” tem contribuido para a diminuição da prevalência destes casos.
Ainda assim, a tendência, para este ano, é o aumento do número de situações, sobretudo, devido à conjuntura económica.

De referir que a maioria das vítimas são do sexo feminino, sendo o tráfico de seres humanos para fins laborais o mais predominante.

Últimas