PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Saúde animal: VetMonção tem novo serviço de Radiografia Digital

13 Novembro, 2020 - 14:49

324

0

PUB [Publireportagem]   A VetMonção, clínica veterinária, tem um novo serviço: a Radiografia Digital. Localizado em pleno centro da vila de Monção, este espaço é cada vez mais procurado. Não só […]

PUB
[Publireportagem]

 

A VetMonção, clínica veterinária, tem um novo serviço: a Radiografia Digital. Localizado em pleno centro da vila de Monção, este espaço é cada vez mais procurado. Não só por gente de todo o Alto Minho mas também pelos vizinhos galegos, do lado de lá do rio Minho.

“A Radiografia Digital é um sistema que implementamos este ano. Uma das principais vantagens está na qualidade da imagem. Outra das vantagens é que nos permite fazer radiografias fora das instalações da clínica. Temos também a rapidez da captação da própria imagem – conseguimos obtê-la em cinco segundos”, explicou Gonçalo Costa Neves, médico veterinário e sócio-gerente da clínica.

“Isto quer dizer que, em cerca de dois minutos, temos um exame completo ao animal com um método totalmente indolor”, acrescentou. “Temos também por vezes animais que apresentam algum stress quando chegam aqui à clínica para serem radiografados”, contou.

Mas com a Radiografia Digital, tudo muda. A equipa da VetMonção desloca-se ao local. Examina o animal que, não tendo de sair de casa, acusa um nível de stress significativamente mais reduzido. “Nem nós gostamos de ir ao médico, quanto mais eles!”, apontou o responsável com uma gargalhada.

“Com a radiografia observamos o aparelho músculoesquelético do animal. Podemos também fazer uma avaliação dos pulmões, cardíaca e do aparelho gastrointestinal”, explicou.

 

Quase cinco anos de êxito

 

Foi em fevereiro de 2016 que a VetMonção chegou às terras de Deu-la-Deu. Nasceu a partir de um grupo de amigos que agora dirigem o espaço. “Vínhamos cá passar férias bastantes vezes durante o verão. A minha irmã já está aqui há algum tempo e nós gostámos muito da terra. Percebemos que poderia haver aqui uma oportunidade de negócio”, contou Mariana Grancho, natural do Porto e diretora clínica do espaço.

Volvidos quase cinco anos, o balanço é bastante positivo. “É já meia década que nos satisfaz muito. Estamos muito contentes com o resultado e com aquilo que conseguimos trazer para a vila de Monção”, considera Gonçalo da Costa Neves. “Temos um serviço veterinário do mais completo que existe aqui na região”, assegura.

Para além do serviço de urgência 24 horas, a VetMonção tem dois consultórios; uma zona interna, destinada a qualquer animal que precise de um cuidado mais intensivo; uma sala preparada para todo o tipo de cirurgias; uma sala de radiologia; uma sala de ecografia e ainda um laboratório de análises.

Ao longo destes cinco anos já passaram pela VetMonção vários animais das mais variadas espécies. Desde os mais comuns, como cavalos, bois e vacas até aos mais insólitos como araras e até tarântulas.

 

 

Não. Os animais não transmitem COVID-19

 

 

Mas nem tudo é fácil. A pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19) também trouxe vários desafios à VetMonção.

“Ninguém saiu beneficiado com esta situação. Quando as fronteiras encerraram, por exemplo, deixamos de poder prestar auxílio aos nossos pacientes galegos”, contou o médico veterinário.

“O primeiro Estado de Emergência obrigou-nos a ter as portas fechadas durante 15 dias mas, na realidade, nunca estivemos fechados. Somos um serviço que não pode fechar porque os animais precisam de nós”, realçou. “Reduzimos as visitas obrigatórias mas acorremos sempre às mais urgentes como doenças e outras debilidades”.

Questionado sobre um dos mais célebres mitos sobre a COVID-19, Gonçalo da Costa Neves teve resposta pronta. “Não. Os animais não contraem nem transmitem o novo coronavírus. É uma infeção que apenas causa doença no ser humano”, afirmou.

“A única possibilidade de um animal nos passar a COVID-19 é, por exemplo, se alguém infetado tocar no animal e o vírus ficar no pelo do animal. Mas essa é uma possibilidade remota”, concluiu.

 

 

[Fotografia: DR]

 

 

PUB

Últimas