PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Vale do Minho

Safra da Lampreira já arrancou e prolonga

11 Janeiro, 2011 - 16:52

441

0

Os pescadores o Rio Minho já se lançaram às águas para mais uma habitual época de pesca à lampreia no rio Minho, que decorre até 17 de Abril.

Os pescadores o Rio Minho já se lançaram às águas para mais uma habitual época de pesca à lampreia no rio Minho, que decorre até 17 de Abril. São cerca de 35 quilómetros de percurso navegável do rio, entre os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, e que apesar de ainda ser cedo para se "fazer balanços as expectativas são boas", refere António Felgueiras da Associação de Pescadores para a preservação para o rio Minho.
Para já, em termos de preço, a lampreia ronda os 30 euros, uma situação que ainda não está totalmente definida, porque, como diz António Felgueiras, "a safra começou no dia 3 e ainda há escassez deste ciclóstomo no rio.
Recorde-se que no ano passado os cinco municípios banhados pelo Minho manifestaram a intenção de criar uma Confraria da Lampreia com a marca daquele rio internacional. O processo com vista à concretização do projecto já foi iniciado. Caminha, Vila Nova de Cerveira, Valença, Monção e Melgaço, levaram a cabo uma acção conjunta de cariz gastronómico e turístico com "visibilidade nacional" de promoção do ciclóstomo, em que, pelo menos 80 restaurantes destes concelhos serviram lampreia de modo tradicional.O objectivo passa pela certificação da lampreia como a iguaria de excelência e que segundo Francisco Sampaio, ex-presidente da extinta Região do Turismo do Alto Minho, é um processo que "ainda pode levar anos".

Últimas