PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Caminha

“Rui Lages está preparado para ser o melhor Presidente da Câmara de sempre”

15 Setembro, 2022 - 19:14

636

0

Miguel Alves vai ser secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.

“O Rui Lages trabalhou comigo durante estes anos e está hoje preparado para assumir funções na presidência da Câmara Municipal de Caminha”. A certeza foi deixada esta quinta-feira por Miguel Alves, ainda presidente daquela Câmara Municipal mas que se prepara para renunciar para assumir funções no Governo de Portugal.

 

Num vídeo divulgado nas redes sociais, o autarca fala sobre quem o vai substituir.

 

“É jovem, mas tem experiência. É um homem bom. É um homem honesto. É trabalhador. Sabe angariar consensos”, garante Miguel Alves.

 

Mas vai mais longe e assegura que Rui Lages “está hoje preparado para poder ser, se ele quiser, o melhor presidente da Câmara de Caminha de sempre”.

 

 

 

“Caminha está melhor… muito melhor que em 2013”

Durante os 12 minutos, Miguel Alves vai fazendo uma retrospetiva dos seus anos ao leme do Município. “Estes foram anos de muito trabalho. De intenso trabalho. Com momentos bons e momentos maus”, recorda.

 

“Herdamos uma Câmara Municipal com muitas dificuldades financeiras. Tivemos de combater o furacão Hércules que destruiu as nossas praias e as nossas dunas. Tivemos também o flagelo dos incêndios. Vivemos uma pandemia histórica, que mudou a nossa forma de trabalhar, de viver e dos relacionarmos”, conta Miguel Alves.

 

“Apesar de todas as dificuldades, nunca viramos a cara à luta e hoje o concelho de Caminha é melhor do que aquele que herdamos em 2013″, considera.

 

Sobre os dois primeiros mandatos, Miguel Alves destaca várias obras. Nomeadamente a reabilitação do centro histórico de Caminha, a requalificação da zona da Sandia e Vista Alegre, a reabilitação do Cineteatro dos Bombeiros de Vila Praia de Âncora, obras de saneamento em várias freguesias, o novo campo de futebol de Lanhelas, ecovias em “praticamente todas” as freguesias ribeirinhas, e a revisão do Plano Diretor Municipal.

 

“Nas próximas semanas vamos ter muita obra feita que beneficia do trabalho feito nos últimos anos”, assegura. Entre elas obras de saneamento em Moledo, Cristelo e Vilar de Mouros; a inauguração da Incubadora Verde de Argela; a inauguração da Escola Básica do Vale do Âncora.

 

O novo Mercado de Caminha “há tanto esperado, estará pronto até final do ano”.

 

Incontornavelmente, Miguel Alves abordou o futuro Parque de Ciência e Tecnologia que “vai permitir ter mais empresas e mais emprego” em Caminha.

 

“O concelho de Caminha está hoje melhor… muito melhor do que aquele que recebi quando assumi funções em 2013”, reitera. Até porque, “o volume de negócios das nossas empresas, desde 2013, subiu 30%. O número de turistas triplicou nos últimos anos. E a taxa de desemprego que estava num máximo histórico em 2013, está hoje num mínimo histórico”.

 

 

 

“Saio com sentido forte de dever cumprido”

Nos momentos finais, Miguel Alves deixa a certeza de que sai “de absoluta consciência tranquila e com sentido forte de dever cumprido”.

 

“Foram nove anos onde fui muito feliz. Parto para poder servir Portugal e para poder servir os portugueses. E neste serviço sei que também servirei o concelho de Caminha”, afirma. “Quando voltar aqui ao concelho, voltarei sempre para casa”.

 

Miguel Alves vai ser secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro. A tomada de posse realiza-se já esta sexta-feira, pelas 19h30, no Palácio de Belém.

 

Natural de Lisboa e licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, é um dos dirigentes socialistas mais próximos do atual líder do executivo e a sua entrada na equipa de António Costa destina-se a reforçar a coordenação política do Governo.

 

Tem uma pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade Moderna do Porto e é presidente da Câmara Municipal de Caminha desde 2013, estando no seu terceiro mandato.

 

É atualmente presidente do Conselho Regional do Norte, membro efetivo do Comité das Regiões, membro suplente do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses e presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Viana do Castelo.

 

 

Assista ao vídeo na íntegra AQUI [clique para abrir]

 

[Fotografias: Município Caminha]

Últimas