PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Romaria d’Agonia faz-se com mais um dia e menos dinheiro em 2013

4 Abril, 2013 - 15:56

124

0

A Romaria d’Agonia vai sofrer uma redução de 15% no apoio financeiro da Câmara de Viana do Castelo, apesar de a festa ter este ano mais um dia, disse hoje fonte municipal.

A Romaria d’Agonia vai sofrer uma redução de 15% no apoio financeiro da Câmara de Viana do Castelo, apesar de a festa ter este ano mais um dia, disse hoje fonte municipal.

Apelidada de “Rainha das Romarias”, a festa leva a Viana do Castelo centenas de milhares de visitantes e o apoio que a autarquia atribui à VianaFestas, entidade municipal responsável pela organização, cifrava-se em 2011 em 250 mil euros.

No ano passado, alegando os “cortes impostos pelo Governo” ao poder local, a autarquia socialista cortou o apoio para 235 mil euros, verba que descerá agora para 200 mil euros. Ou seja um corte de 15% face ao ano anterior, justificado igualmente com as dificuldades financeiras do município.

A festa acontece este ano entre 16 e 20 de agosto, o que representará mais um dia de romaria, por questões de calendário, mas com menos dinheiro para a sua organização.

“Apesar de temos mais dias de festa há uma redução do apoio, o que torna mas difícil a sua organização. Também será difícil pela redução do apoio das nossas empresas, devido às dificuldades financeiras que sentem”, explicou esta semana José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Além do apoio financeiro direto de 200 mil euros, a autarquia vai também transferir a exploração do terrado do Campo d’Agonia – principal local da festa para animações populares e feirantes -, para gestão da VianaFestas naquele período, assegurando ainda o apoio logístico e material para a sua realização.

“É por isto que também devemos reconhecer o esforço da VianaFestas e a compreensão pelas dificuldades do município”, disse ainda José Maria Costa.

Segundo o programa da Romaria d’Agonia de 2013, ainda provisório, a festa encerra a 20 de agosto com o dia dedicado precisamente à padroeira dos pescadores, que promovem neste dia a habitual procissão ao mar e ao rio, juntando dezenas de embarcações.

Começa antes a 16 de agosto, sexta-feira, com a habitual saída à rua de meio milhar de mulheres, no Desfile da Mordomia. O dia seguinte é marcado pelo Cortejo Etnográfico, que habitualmente conta com mais de 4.000 figurantes, sendo mesmo um dos números principais da festa.

No domingo, 18 de agosto, o destaque maior vai para a serenata de fogo de artifício a partir da ponte Eiffel, do rio Lima e no ar, enquanto que na segunda-feira, 19 de agosto, a organização prevê a realização de um “festival náutico”, entre outros atividades.

Últimas