PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Ramificação da fibra óptica às habitações e empresas do concelho dentro de dois meses

29 Fevereiro, 2012 - 08:22

208

0

O autarca local prevê que, dentro de dois meses “no máximo”, o processo de colocação da fibra óptica com cobertura alargada para as empresas e zonas ribeirinhas do município deve ser iniciado.

Está para breve o acesso à fibra óptica da maioria da população e parques empresariais do concelho de Melgaço.

Depois de um compasso de espera que atrasou o Minho Digital, o projeto está agora em andamento, após aprovada uma candidatura a fundos comunitários.

O autarca local prevê que, dentro de dois meses “no máximo”, o processo de colocação da fibra óptica com cobertura alargada para as empresas e zonas ribeirinhas do município deve ser iniciado.

Rui Solheiro confirma que na vila, todo este trabalho de ramificação será subterrâneo, aproveitando as condutas já existentes, e abrangendo a maioria das residências, “não toda”.
Mas salienta os benefícios na qualidade do serviço e de custos.

O governante socialista lembra que todo este projeto do Minho Digital foi complicado, em que apenas integrou, até ao momento, os espaços públicos e estabelecimentos de ensino, correspondente à implementação da linha principal.

Era expetável que a ramificação às residências e parques empresariais já tivesse avançado, mas se até aqui todo este investimento tinha por base duas candidaturas, a do Minho e Lima, agora estas estão a tentar fundir-se.

O Minho Digital tem por objetivo permitir que o Alto Minho integre o restrito conjunto de regiões com Redes de Nova Geração que asseguram a possibilidade de comunicação em banda muito larga suportada em fibra óptica.

Esta rede forma, em conjunto com os dez concelhos do distrito, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, vários parques industriais e centros tecnológicos, a Rede de Parques Eólicos e a Plataforma Logística de Valença, uma extensão conjunta superior a 375 Kms, permitindo ligações de banda muito larga, entre 1 e 10 Giga bits por segundo.

Entre Abril e Maio, o concelho de Melgaço já deve começar a acolher os trabalhos para iniciar a ramificação da fibra óptica às residências e parques empresariais, situação que só tem beneficiado, até este momento, os edifícios públicos e estabelecimentos de ensino.

Últimas