PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

QREN: ON.2 injetou 489 ME na economia da região Norte em 2011

22 Junho, 2012 - 16:15

318

0

O ON.2 injetou, em 2011, 489 milhões de euros na economia da região Norte, destacando-se o apoio às micro e pequenas empresas, com valores que ascenderam a 415 milhões, informou hoje o responsável pelo programa.

O ON.2 injetou, em 2011, 489 milhões de euros na economia da região Norte, destacando-se o apoio às micro e pequenas empresas, com valores que ascenderam a 415 milhões, informou hoje o responsável pelo programa.

Segundo o presidente da Comissão Diretiva do ON.2, José Manuel Duarte Vieira, o valor injetado em 2011 impulsionou a taxa de execução do Programa Operacional Regional do Norte para os 33,2 por cento, que em 2010 se ficava pelos 15,2 por cento.

“Registou-se um acréscimo muito importante do investimento na região”, sublinhou.

Disse que houve a preocupação de “reorientar” os investimentos “para algumas áreas mais críticas”, como as micro, pequenas e médias empresas, e de acelerar a mudança do paradigma competitivo, reforçando a aposta na investigação, desenvolvimento e transferência de tecnologia.

Outro dos destaques da execução do ON.2 em 2011 foi para a coesão local e urbana, que privilegiou projetos de requalificação da rede escolar do pré-primário e do 1.º ciclo, com mais de 300 centros cofinanciados, e a regeneração urbana de pequenos e grandes centros, abrangendo cerca de 1,1 milhão de habitantes.

No total, desde que arrancou até ao final de 2011, o ON.2 (Programa Operacional Regional do Norte) já investiu 901 milhões de euros.

A Comissão de Acompanhamento do ON.2 reuniu hoje em Guimarães e aprovou, por unanimidade, o relatório anual do programa.

Na reunião, foi ainda discutida a reprogramação estratégica do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que visa acudir a “problemas de emergência nacional”, como desemprego e a necessidade de reforço da exportação das empresas.

Em termos da região Norte, aquela reprogramação prevê mais 82 milhões de euros aos municípios e mais 167 milhões às micro e pequenas empresas.

Cinquenta milhões de euros do ON.2 serão voltados para o emprego, empreendedorismo de base local e microcrédito.

Está também garantido o acesso da região Norte ao fundo de revitalização de empresas do Programa Revitalizar, disponibilizando o ON.2 40 milhões de euros, uma verba que “alavancará mais 40 milhões da parte da sociedade financeira que vier a ganhar as funções de gestão”.

Segundo Duarte Vieira, a reprogramação deverá estar fechada “dentro de semanas”.

Últimas