PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Projeto-piloto “Festival do Norte” vai dinamizar festas tradicionais em três municípios

15 Junho, 2012 - 15:55

289

0

“Festival do Norte” é um projeto-piloto do Turismo do Porto para dinamizar o setor nas festividades tradicionais de Gaia, Viana do Castelo e Braga e que conta com 1,2 milhões de euros para 2012 e 2013.

“Festival do Norte” é um projeto-piloto do Turismo do Porto para dinamizar o setor nas festividades tradicionais de Gaia, Viana do Castelo e Braga e que conta com 1,2 milhões de euros para 2012 e 2013.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) “pretende pegar em eventos tradicionais”, como o S. Pedro da Afurada, em Vila Nova de Gaia, e dar-lhes “contemporaneidade”, “globalidade” e uma “imagem moderna” e, com isso, “potenciar o turismo”, explicou à Lusa fonte do TPNP.

“Será uma forma de se conseguir promover turisticamente a nível nacional, e internacional, eventos existentes, mas sublinhando o seu potencial universal”, acrescenta.

A artista portuguesa Joana Vasconcelos, que está com uma exposição no Palácio de Versalhes (Paris/França), é a primeira convidada a trazer “modernidade” ao “Festival do Norte” e apresenta dia 01 de julho uma intervenção plástica no andor de S. Pedro da Afurada (Gaia).

A artista pegou no andor principal do S. Pedro da Afurada e, com a ajuda de pescadores da localidade, deu-lhe uma “nova roupagem”, explica o TPNP, referindo que a intervenção contemporânea de Joana Vasconcelos pode aumentar o número de visitantes entre “10 a 15 por cento”. A festa de S. Pedro da Afurada recebe “mais de 100 mil pessoas”.

O realizador Marco Martins, autor dos filmes “Alice” e “Como desenhar um círculo perfeito”, vai apresentar, por seu turno, uma peça de teatro de rua, em Viana do Castelo, com cerca de 20 trabalhadores dos Estaleiros Navais daquela cidade e mais 200 atores. O evento insere-se no “Eixpressões”, um festival de teatro popular.

“O tema da peça de teatro é o trabalho como património cultural” e vai ter “muita multimédia”, acrescenta o Turismo do Porto e Norte de Portugal.

O espetáculo em Viana do Castelo decorre entre 27 e 29 de julho – período de tempo onde também naquela cidade é apresentado uma outra peça de teatro de rua intitulada: “Auto de Florípedes”.

O terceiro momento do projeto-piloto “Festival do Norte” está marcado para 08 de setembro, em Braga, Capital da Juventude em 2012, aonde a companhia de teatro italiana “Poplash” apresenta um “espetáculo de som e imagem, entre as 21:00 e as 03:00.

“Vão mostrar às pessoas o quotidiano de Braga”, com a participação de agentes culturais locais e artistas da cidade, conta o Turismo do Porto.

O projeto-piloto, que tem a direção artística a cargo de Renzo Barsotti e da Associação Centro de Criação de Teatro e Artes de Rua, conta com os apoios comunitários do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) e tem 1,2 milhões de euros para organizar o evento este ano e em 2013.

Em 2013, os organizadores – Turismo do Porto e Norte de Portugal – pretendem iniciar a “internacionalização” do evento e entrar em Espanha, França e Reino Unido.

Últimas