PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Melgaço

Primeiro nevão custou 5500 euros. Autarquia quer adquirir turbina de neve para desimpedir acessos estreitos

7 Dezembro, 2010 - 12:20

336

0

A Câmara Municipal de Melgaço pretende adquirir uma turbina de neve para fazer face às consequências dos nevões, sentidos nas zonas mais altas do concelho.

A Câmara Municipal de Melgaço pretende adquirir uma turbina de neve para fazer face às consequências dos nevões, sentidos nas zonas mais altas do concelho. No entanto, e devido ao valor do equipamento rondar os 20 mil euros, o executivo está a aguardar pela abertura de candidaturas na área da protecção civil, no âmbito do programa ON, para receber financiamento.
Luis Matos, técnico da protecção civil de Melgaço, dá conta que, devido às acessibilidades estreitas existentes nas principais freguesias afectadas pela neve, a lâmina de neve comprada há um ano, "apenas abre caminho e acumula neve contra os muros, provocando outro tipo de estragos".
Daí, a "necessidade" de uma turbina que permitiria abrir as vias e projectar a neve.
Em cinco dias, a neve que caiu em Melgaço obrigou a autarquia a viver uma situação complicada, e só em sal a câmara gastou 5500, correspondente a 25 toneladas para desimpedir as estradas das duas freguesias mais afectadas, Castro laboreiro e Lamas de Mouro.

Enquanto a turbina de neve não chega, a protecção civil de Melgaço vai "atacar" os nevões deste ano com uma lâmina de neve adquirida em 2009, e com os stocks de sal. Mas o objectivo da autarquia passa pela compra de uma turbina de neve, que terá um melhor desempenho perante as difíceis acessibilidades.

Últimas