PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

País

Portagens: Novos meios de pagamento para veículos estrangeiros com“forte adesão” – EP

17 Julho, 2012 - 08:11

168

0

A Estradas de Portugal (EP) anunciou que os dois novos meios de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, denominados ‘EasyToll’ e ‘TollCard’, estão a registar “uma forte adesão” por parte dos condutores.

A Estradas de Portugal (EP) anunciou que os dois novos meios de pagamento de portagens eletrónicas para veículos de matrícula estrangeira, denominados ‘EasyToll’ e ‘TollCard’, estão a registar “uma forte adesão” por parte dos condutores.

Os novos meios de pagamento, que estão em funcionamento desde o passado dia 01 de julho, registam “uma forte adesão por parte dos condutores que entram em Portugal, que consideram estas alternativas bastante cómodas e rápidas”, refere a EP numa nota enviada à Lusa.

“Relativamente ao sistema ‘EasyToll’, só nos primeiros 15 dias de funcionamento do sistema foram registadas 2.841 adesões na A24 [autoestrada], 3.839 na A25 [autoestrada], 815 na EN13 [estrada nacional] e cerca de 6.000 na A22 [autoestrada]”, adianta a mesma nota.

Aqueles serviços foram apresentados na área de serviço de Alto de Leomil, Almeida, na autoestrada A25, no sentido Espanha-Portugal, próximo de Vilar Formoso, pelo presidente da EP, António Ramalho, na presença dos secretários de Estado das Obras Públicas e do Turismo.

Segundo a EP, os dois sistemas “visam simplificar a adesão dos condutores a uma forma de pagamento mais cómoda e segura, permitindo aos turistas e emigrantes” que visitam Portugal “circular mais facilmente nas autoestradas equipadas exclusivamente com portagens eletrónicas”.

Os sistemas ‘EasyToll’ e ‘TollCard’ foram desenvolvidos pela EP em colaboração com os CTT – Correios de Portugal e com a instituição de crédito Unicre e destinam-se ao pagamento de portagens eletrónicas nas antigas SCUT (vias sem custos para o utilizador).

O ‘EasyToll’ permite que os condutores de veículos com matrícula estrangeira, com a simples passagem de um cartão bancário, possam associar a matrícula do veículo ao cartão, pelo período de um mês, sendo as passagens debitadas na conta associada ao cartão.

Está disponível nas zonas fronteiriças de Vilar Formoso (autoestrada A25), Vila Real de Santo António (A22), Chaves (A24) e Vila Nova de Cerveira (EN13), onde foram instaladas máquinas e onde colaboradores da empresa prestam ajuda e informações aos condutores.

O meio de pagamento ‘TollCard’ é um cartão que está previamente carregado com um valor (cinco, dez, 20 ou 40 euros) que o cliente deve ativar e associar à matrícula, através do envio de uma SMS (mensagem de telemóvel).

Segundo a EP, o cartão pode ser obtido online e fisicamente em todo o território nacional através dos balcões CTT, estações de serviço das autoestradas e outros locais aderentes.

António Ramalho referiu ontem de manhã que estes dois sistemas se juntam a outros produtos já existentes como o ‘Toll Service’, que disponibiliza títulos pré-pagos para turistas (disponibilizados em hotéis) e o dispositivo ‘Visitors’, que é igual à Via Verde e pode ser utilizado num determinado período e devolvido no final.

O presidente da EP admitiu, na sessão, que os produtos destinados a emigrantes e turistas “respondem a todas as necessidades” dos utentes das autoestradas, referindo que “Portugal é conhecido como um caso exemplar de sistemas de pagamento de portagens”.

Últimas