PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Alto Minho

Portagens/A28: CIM Alto Minho pede reunião URGENTE com Ministra da Coesão Territorial

29 Setembro, 2023 - 18:34

847

0

Portagens.

O Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho decidiu solicitar esta quinta-feira uma reunião, com caráter de urgência, com a ministra da Coesão Territorial, face à exclusão da A28 da redução de 30% nas portagens de várias ex-SCUT (Sem Custos para o Utilizador).

 

“A A28 é a autoestrada que liga o Alto Minho ao Porto, servindo um território de baixa densidade com características de interioridade, e com carácter transfronteiriço que também faz a ligação à vizinha Galiza”, recorda a CIM em nota divulgada.

 

O Conselho Intermunicipal, que integra os 10 municípios do Alto Minho, “não compreende as razões desta via estruturante para o território não ter tido o mesmo tratamento que outras infraestruturas rodoviárias do país, pelo que pretende abordar a possibilidade de reverter a decisão tomada pelo Governo, impedindo, assim, nova discriminação negativa das populações e empresas da região”.

 

Refira-se que “em 2011 o Alto Minho foi duramente penalizado com a introdução de portagens, situação gravosa para as relações económicas, comerciais e turísticas do Alto Minho com a Galiza, que reduziu significativamente a atividade económica nos sectores do comércio, restauração e hotelaria”.

 

“A CIM Alto Minho espera poder ter o acolhimento por parte da ministra da Coesão Territorial da reavaliação desta situação, com a aplicação do regime de reduções das portagens na A28”, lê-se ainda na mesma nota.

 

 

 

[Fotografia: DR]

Últimas