PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

Ponte da Barca esclarece pilaretes na Rua José Lacerda (e noutras artérias do concelho)

8 Junho, 2024 - 20:26

1

0

Autarquia explica Zona de Coexistência.

O Município de Ponte da Barca emitiu uma nota de “esclarecimento” sobre os pilaretes colocados em várias artérias do centro histórico do concelho.

 

Em comunicado, a autarquia começa por recordar que “está a promover a requalificação e a manutenção de várias Ruas e Praças da Vila de Ponte da Barca, entre elas, a Rua Condes da Folgosa”.

 

“A referida rua integra a Zona de Coexistência, criada em Março de 2014, e que foi ao encontro de várias reclamações dos moradores relativas à sua segurança e à velocidade praticada pelos automobilistas”, prossegue.

 

Explica a edilidade que a crianção desta Zona de Coexistência “foi ainda justificada por questões relacionadas com a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada, tendo em consideração que o Município de Ponte da Barca possui um plano local de acessibilidade e tem vindo a desenvolver ações para melhorar as condições de mobilidade no território do Município”.

 

“Entre outras condicionantes inerentes à existência de uma Zona de Coexistência nas Ruas Condes da Folgosa, Rua José Lacerda, Rua Dr. António Veloso, Largo Dr. Vaz Guedes, a Rua Dr. José Lacerda e Megre e a Rua da Amargura, desde 2014, é proibido o estacionamento salvo nos locais onde tal for autorizado por sinalização”, esclarece a autarquia presidida por Agusto Marinho.

 

Nesse sentido, lê-se ainda, “a Câmara Municipal procedeu à reposição das barreiras de segurança (pilaretes) nas ruas que integram a Zona de Coexistência uma vez que os anteriores foram vandalizados e abusivamente retirados, colocando em causa segurança e bem estar dos moradores e dos peões”.

 

No âmbito das intervenções em curso, “proceder-se-à à substituição do lagedo danificado pelo estacionamento indevido, a colocação de sinalização vertical e horizontal para alerta de excesso de velocidade”, conclui.

 

Recorde-se que, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, Irene Dantas, vereadora pelo PS na Câmara de Ponte da Barca, atualmente gerida por maioria PSD, mostrou-se indignada pelo facto do Município ter removido o estacionamento na Rua José Lacerda, onde detém um estabelecimento de Turismo de Habitação.

 

 

 

[Fotografia: Município P. Barca]

Últimas