PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Viana do Castelo

Pesca: Desassoreamento de quatro barras do Norte avança “o mais rapidamente possível”

27 Fevereiro, 2012 - 09:15

122

0

O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, garantiu em Viana do Castelo que as operações de desassoreamento de quatro barras do Norte vão avançar este ano e “o mais rapidamente possível”.

O secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, garantiu em Viana do Castelo que as operações de desassoreamento de quatro barras do Norte vão avançar este ano e “o mais rapidamente possível”.

Em causa está o forte assoreamento nas barras de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Castelo de Neiva (Viana do Castelo) e Vila Praia de Âncora (Caminha), que, admitiu o governante, “aumentou o risco” dos pescadores, afetando a “segurança” e a própria atividade económica.

Nestas quatro barras, garantiu, as intervenções vão mesmo avançar a curto prazo.

“Em condições normais, ninguém começa a fazer operações de desassoreamento antes de maio, extraordinariamente em abril, quando há condições para isso. Estamos a falar de um problema grave, porque as operações não se realizaram em 2010, por motivos que todos conhecem”, apontou Pinto Abreu, à margem da conferência “O Mar – Uma vantagem estratégica de desenvolvimento”, organizada pela ‘distrital’ de Viana do Castelo do PSD, que decorreu no sábado à noite.

Acrescentou que, por norma, este tipo de operação deve também acontecer “até ao verão”.

Ainda assim, Manuel Pinto Abreu sublinhou que o programa de intervenções nas barras, definido em 2011, está a ser revisto, pelo que só avançarão intervenções ao nível da segurança.

“Pretendemos arrancar este ano e o mais rapidamente possível”, disse o governante, garantindo “meios para gastar aquilo que é necessário” nestas operações.

“Temos que atacar na medida justa, para não estarmos a fazer investimentos de qualquer maneira, apenas os absolutamente necessários. Mas obras de embelezamento nos portos terão de ser adiadas”, acrescentou.

A propósito deste fórum, o presidente desta estrutura, e deputado pelo distrito, Eduardo Teixeira, anunciou ter a garantia do Governo de que “nos próximos meses” avançará também uma obra de proteção das margens do rio Lima, em Lanheses, Viana do Castelo, avaliada em 200 mil euros.

Últimas