PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

2

Monção

Pedalou mais de 1.800 quilómetros de França a Monção… pelo amor aos avós

24 Setembro, 2023 - 19:37

6641

0

Ganhou paixão pelo ciclismo há sete anos. Concretizou finalmente o sonho.

José Brandão reside em França quase desde sempre. Dizemos “quase“… porque nasceu em Monção, mais precisamente na freguesia de Lapela. Trabalha na área da publicidade.

 

Nunca esqueceu as origens, nem o amor dos avós que eram naturais daquela localidade. Com 56 anos, começou a aprofundar o ciclismo há sete. Apanhou-lhe o jeito.

 

No ano passado teve a ideia de realizar algo mais arrojado: pedalar de França a Monção, num gesto que desde logo se comprometeu dedicar aos avós.

 

“Durante um ano preparei esta viagem. Comprei esta bicicleta e foi planeando os trajetos, com média de 150 quilómetros. Locais onde iria dormir, o que levar”, contou à Rádio Vale do Minho.

 

No total, a bagagem alcançou os 24 quilos.

 

Saiu de Mortemer, no norte de França, no dia 7 de setembro. Fez-se ao asfalto e pedalou… pedalou… atravessou montanhas e prados. 

 

“Tinha de fazer isto em memória dos meus avós. O meu pai partiu para França pouco tempo depois de eu nascer”, contou. Três anos depois, nos braços da mãe, José foi para França ter com o pai que já lá trabalhava.

 

“Mas deixei os meus segundos pais em Lapela. Eu sempre quis fazer este sacrifício por eles”, disse com orgulho.

 

A viagem correu como o previsto. Quase que matematicamente: aos 14 dias, José Brandão chegou à sua terra natal onde foi efusivamente saudado pela freguesia.

 

 

 

[Fotografia: Rádio Vale do Minho]

 

 

 

E agora? “Vou ficar uma semana por aqui e depois volto para França… mas não vai ser de bicicleta”, concluiu com uma gargalhada.

 

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas