De sorriso no rosto, Maria José Alves e José Manuel Sousa compareceram este domingo em Ganfei, Valença.
Dia de São Teotónio, feriado municipal, e dia em que foi atribuída à Casa Toga a Medalha de Mérito do Município de Valença.
Ela é gerente, desde 2009. Ele é funcionário da casa há quase 61 anos. Entrou ali apenas com 10… e desde então nunca mais saiu.
Em Valença, muito provavelmente, não há quem não conheça a Casa Toga. É tão antiga, que a origem remonta aos tempos da monarquia.
Quem entra, nunca fica indiferente ao imponente quadro ao centro do estabelecimento: «Casa Toga desde 1898», lê-se.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
“É um orgulho e uma honra para a casa receber esta medalha. É um legado que é importante preservar”, disse Maria José Alves aos jornalistas.
Um estabelecimento que, frisou, está hoje bastante virado para o turismo.
“Recebemos muitos peregrinos de Santiago. Não podem carregar muito peso, porque vão a caminhar, mas compram sempre pequenas recordações”, acrescentou a empresária.
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
[Fotografia: Rádio Vale do Minho]
O emblemático estabelecimento foi fundado por António Peres Toga que deu nome à casa. Seguiram-se mais quatro gerências diferentes: entre 1943 e 1965. De 1965 até 2000. De 2000 até 2009… e deste último ano até à atualidade.
Ao longo de mais de 100 anos, por este estabelecimento já passaram milhares de pessoas. Entre as mais famosas está Raúl Alfonsin, antigo Presidente da Argentina.
Comentários: 0
0
0