PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Paredes de Coura

Paredes de Coura promete festa dos 500 anos ‘virada para o futuro’

8 Abril, 2015 - 18:12

156

0

Presidente da Câmara salientou um programa que envolve a comunidade e onde todos são convidados a participar.

“Queremos que estas comemorações sejam viradas para o futuro”. A mensagem foi deixada esta quarta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura durante a a apresentação do programa das comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino à Terra de Coura. As festas vão decorrer entre 17 e 19 de Abril. O ‘pontapé de saída’ vai ser dado no dia 17, pelas 10h00, com a Sessão de Abertura a ter lugar nos Paços do Concelho.
Uma hora depois, realiza-se a abertura da exposição “Terra de Coura”. A tarde do primeiro dia será preenchida com sessões de conversa com os mais novos sobre o território. Para as 17h00 está marcada, no Arquivo Municipal, uma conferência sobre o Foral Manuelino que conta com a presença de José Marques e Viriato Capela. “Este programa poderia até ser mais ambicioso do ponto de vista cultural. Poderíamos já ter contratado projetos feitos e que dariam até um ‘quadro’ muito bonito, mas não queremos. Pretendemos que as pessoas participem… e grande parte destas atividades culturais requerem o envolvimento da comunidade”, realçou Vítor Pereira. “A ver aprende-se, mas aprende-se muito mais ao participar nas atividades!”, sublinhou o edil courense.
O primeiro dia vai terminar com a iniciativa “Conversas à Moda de Coura” e, no Centro Cultural, decorrerá um espetáculo com o Duo Carlos Bica e João Paulo Esteves Silva.
O sábado, dia 18, arranca logo pela manhã com a corrida ao Monte da Pena. À tarde, no Largo Visconde de Mozelos, decorrerá a Feira de Coura que conta com a participação das escolas e associações do concelho. “Acreditamos que este programa deve ser assim, porque deve procurar incluir todos os courenses. Nesse sentido não teria lógica nenhuma termos apenas um festival folclórico ou termos apenas um concerto jazz. A ideia foi procurar uma programação o mais diversificada possível”, referiu Maria José Moreira, vereadora na Câmara Municipal courense. “Quisemos apresentar um programa que fosse não só o resultado das sugestões da Comissão de Honra, mas também o resultado dos contributos das associações, das IPSS’s, dos clubes desportivos e sobretudo das escolas”, apontou a autarca. O segundo dia dos festejos terminará com um jantar vegetariano e com a exibição do filme “Uma Visita Real”, a ter lugar no Centro Cultural.
O terceiro dia começará com uma arruada assinada por vários grupos de bombos e Zés P’reiras. A tarde será preenchida com folclore a ser dançado no Largo Visconde de Mozelos. “Esperamos que sejam três dias de uma festa mais orientada para o futuro do que para o passado. Paredes de Coura é mais futuro do que passado, embora o passado necessite de ser comemorado”, disse José Augusto Pacheco, membro da Comissão de Honra. “É um programa bastante abrangente em termos académicos, em termos científicos, em termos pedagógicos e também em termos populares. Esta é uma comemoração que diz respeito a todas as pessoas”, considerou.
Recorde-se que foi a 13 de Abril de 1515 que Paredes de Coura recebeu pelas mãos do Rei D. Manuel o “Foral de Coyra”. Neste momento existe apenas um único exemplar deste documento. Encontra-se na Biblioteca Nacional, em Lisboa.

Últimas