Menu

0

0

Destaques
Vale do Minho

Pandemia: COVID-19 chegou ao Vale do Minho há um ano – Primeiro caso foi em Monção

14 Março, 2021 - 00:01

1

0

PUB Foi há precisamente um ano que a pandemia provocada pela COVID-19 chegou ao Vale do Minho. O primeiro caso foi confirmado na freguesia de Merufe, em Monção, no dia […]

PUB

Foi há precisamente um ano que a pandemia provocada pela COVID-19 chegou ao Vale do Minho. O primeiro caso foi confirmado na freguesia de Merufe, em Monção, no dia 14 de março de 2020. Daí em diante, começou todo um pesadelo que se alastrou aos concelhos vizinhos nesta região do distrito de Viana do Castelo.

Era o início daquela que seria a primeira vaga da COVID-19, onde os concelhos de Monção e Melgaço foram os mais afetados. No primeiro, o flagelo foi sobretudo sentido no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Monção. O pico foi atingido no dia 7 de maio, com 86 casos ativos. Destes, mais de 80% diziam respeito a utentes e funcionários daquela instituição.

No concelho vizinho de Melgaço, o pesadelo abateu-se sobre o Lar Pereira de Sousa gerido pela Santa Casa da Misericórdia de Melgaço. O pico ocorreu a 19 de abril, com um total de 61 casos ativos neste concelho. Também aqui a maior parte referente a utentes e funcionários daquela instituição.

Um ano após a chegada da COVID-19 ao Vale do Minho, os números são agora bem diferentes e – infelizmente – bem maiores nos seis concelhos.

No total, desde o início da pandemia, os seis concelhos do Vale do Minho somam atualmente 6.021 casos confirmados, sendo que 37 estão ativos. Há 5.817 casos recuperados e 167 óbitos registados.

 

Veja todos os gráficos e a evolução da pandemia no Vale do Minho AQUI

 

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas