PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
País

País: Já tem saudades de ir tomar um café? – Veja o que acontece consigo sem ele

21 Janeiro, 2021 - 17:17

478

0

PUB Quem gostar mesmo de um bom cafezinho e não tiver nesta altura máquina de café em casa e/ou no emprego, poderá estar a passar por momentos… complicados. A proibição […]

PUB

Quem gostar mesmo de um bom cafezinho e não tiver nesta altura máquina de café em casa e/ou no emprego, poderá estar a passar por momentos… complicados. A proibição da venda de café ao postigo pode até nem ter feito diferença para alguns mas há sempre aqueles que ficaram a coçar a cabeça: e agora?

Todos conhecemos aquele amigo ou amiga que não funciona sem um bom café logo pela manhã. Naquele café perto de casa ou até mesmo perto do emprego e dar dois dedos de conversa com os colegas. Mas agora, com as novas normas, isso já não está a ser possível. Não há café para ninguém.

 

Dores de cabeça

 

O tempo de vida de um café no corpo humano varia entre 2,5 a 10 horas. Sem café, conforme explica a revista Casa e Jardim, o primeiro dia é o mais difícil. Em poucas horas a pessoa pode tornar-se mais irritável e sentir dores de cabeça. “Em geral, quanto mais cafeína for consumida, mais severos serão os sintomas de abstinência”, refere a publicação.

Depois de um mês sem beber café e se a pessoa for um “consumidor leve”, o corpo começa a reverter-se como era antes da ingestão de café em modo regular.

O cérebro “começa a desenvolver mais receptores de adenosina, que ajuda a regular o fluxo sanguíneo nas artérias, depois de ter sido bloqueado por moléculas de cafeína por um período tão longo”, explica a revista. Mas não só. Até os dentes “ficarão mais brancos e mais fortes pois, além de causar manchas, o café compromete a absorção de cálcio”.

No entanto, poderá existir uma desregulação no intestino. O café é conhecido por manter a atividade intestinal em movimento.

 

Seis meses e… termina a dependência

 

Se conseguir ultrapassar seis meses sem tomar um único café, então chegaram ao fim os sintomas da abstinência. Os recetores do cérebro continuam a crescer, o que pode sinalizar as glândulas supra-renais para produzir mais adrenalina.

Mas o café não é mau de todo. De acordo com os especialistas, “a bebida não combate apenas o sono, mas também tem propriedades vasoconstrutoras, ou seja, tem efeito analgésico. Além disso, estimula a memória em casos de informações diretas e estimula o metabolismo”.

O café é, atualmente, a bebida preparada mais consumida no mundo. As estimativas dizem que, por ano, são servidas 400 mil milhões de chávenas em todo o planeta.

 

[Fotografia: DR]

 

PUB

Últimas