PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

País

País: Greve de camionistas em Espanha pode afetar supermercados portugueses

7 Novembro, 2022 - 22:08

1576

0

Paralisação começa no domingo.

É já no próximo domingo, dia 13 de novembro a partir da meia-noite, que começa uma greve de motoristas de pesados de mercadorias em Espanha. Não tem data para terminar. 

 

Ouvido pela Multinews, o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM), garante que é “expectável” que se voltem a repetir episódios de violência no protesto, com ameaças a motoristas portugueses, e que também “é expectável” que as rotas de transporte sejam afetadas, o que pode causar falta de alguns produtos nas prateleiras dos supermercados nacionais.

 

Por agora, o SIMM afasta o cenário de uma eventual paralisação semelhante em Portugal. À Multinews, a estrutura deixou ainda os mesmos conselhos que tem dado aos membros e que devem ser seguidos em caso de algum motorista de pesados português ser ‘apanhado’ no bloqueio espanhol.

 

“O que aconselhamos é a fazer sempre a avaliação de risco em cada uma das situações. Se for mandado parar, deve contactar imediatamente a empresa responsável e dizer o que se está a passar. Não deve tomar qualquer atitude de confronto ou qualquer outra que ponha em causa a integridade própria [do motorista], do veículo que conduz ou da mercadoria que transporta”.

 

O bloqueio decretado em Espanha surge após a Plataforma em Defesa do Transporte denunciar o “incumprimento” do acordado entre empresas do setor de transportes e governo, após um pacote de medidas lançado para melhorar as condições de trabalho, dizem os trabalhadores, “não estar a funcionar”.

 

 

[Fotografias capa: Arquivo/DR]

Últimas