PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Paredes de Coura

P. Coura: Viajar até à Idade do Ferro neste monte – Vai acontecer no sábado

21 Junho, 2022 - 17:44

223

0

Tradição regressa após dois anos suspensa pela pandemia da COVID-19.

Centenas de pessoas são esperadas no monte da Cividade, na freguesia de Cossourado, em Paredes de Coura, no próximo sábado, dia 25 de junho, para celebrarem o Solstício de Verão.

 

A iniciativa, promovida pela associação A Cividade, tem vindo a repetir-se todos os anos no povoado fortificado daquela localidade. O arranque da atividade está previsto para as 18h00. 

 

Não faltarão rituais ao pôr-do-sol, queimada à meia-noite, cuspidores de fogo, malabaristas, peças de teatro, música celta, gaitas de foles e bombos, recriando tempos idos no Povoado Fortificado de Cossourado, um povoado que remonta à idade do ferro em cujo território todos os anos se festeja a união do Pai Sol e da Mãe Terra.

 

A festa deverá prolongar-se enquanto houver convivas até ao nascer de um novo dia, celebrando a vida e saudando a entrada num novo verão. A iniciativa conta com o apoio do Município de Paredes de Coura.

 

Recorde-se que em abril do ano passado, o povoado fortificado de Cossourado, povoado da altura da Idade do Ferro, foi classificado como monumento nacional e dado o interesse dos bens enquanto “testemunhos notáveis de vivências ou factos históricos”, conforme decreto emanado pelo Governo de Portugal.

 

 

[Fotografia: Arquivo / Associação A Cividade]

Últimas