PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

1

Paredes de Coura

P. Coura: Fábrica de vacinas já tem data para inauguração

12 Outubro, 2023 - 22:00

1186

0

Investimento.

A fábrica de vacinas da espanhola Zendal que está a ser construída em Paredes de Coura deverá ser inaugurada em 20 de outubro, avança o Jornal de Notícias (JN).

 

A cerimónia de inauguração deverá contar com a presença do primeiro-ministro António Costa.

 

Foi no passado mês de março, recorde-se, que a Rádio Vale do Minho mostrou as primeiras imagens que chegam do interior da fábrica de vacinas do Grupo Zendal, no parque empresarial de Formariz, em Paredes de Coura.

 

O investimento total rondou 22 milhões de euros. As instalações em construção em Paredes de Coura ocupam uma parcela de 50.000 metros quadrados, naquele parque industrial.

 

Segundo o Município, as imagens foram captadas durante uma discreta visita do Ministro da Economia, António Costa e Silva, àquelas instalações.

 

 

Veja a galeria [créditos: Município P. Coura]

 

 

 

O Presidente da Câmara de Paredes de Coura mostra-se, evidentemente, bastante orgulhoso com a obra e não tem dúvidas que “os territórios de baixa densidade podem hoje competir com os grandes centros. O futuro de Paredes de Coura nunca dependeu da geografia, mas sim da capacidade de criar e da qualidade dos empresários e dos nossos trabalhadores. A implantação deste sector biotecnológico no nosso concelho mostra apenas que são os inimigos da história que acabam por fazê-la”.

 

De referir que esta nova fábrica de vacinas acabou até por aumentar a oferta da Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) com a implementação do novo curso de Técnico de Produtos Farmacêuticos e Biotecnológicos (BIOTECH), que arrancou no presente ano letivo.

 

O curso funciona no Polo de Paredes de Coura.

 

“Uma parceria, entre a EPRAMI, a ANQEP [Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional] e a ZENDAL, foi determinante na criação de um novo curso profissional BIOTECH que fará parte Catálogo Nacional de Qualificações e que será determinante na formação de futuros técnicos para a primeira fábrica de vacinas do país e outras indústrias de biotecnologia”, referiu o presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira.

 

 

 

[Fotografias capa: Município P. Coura]

Últimas