PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

1

Paredes de Coura

P. Coura: Casa do Conhecimento encheu para ouvir segredos de receitas com 200 anos

26 Fevereiro, 2022 - 22:17

1187

0

Cadernos da Casa do Outeiro.

A Casa do Conhecimento, em Paredes de Coura, foi pequena para acolher as dezenas de pessoas que quiseram assistir ao lançamento da obra  Cadernos da Casa do Outeiro – Um receituário senhorial de Paredes de Coura.

 

Trata-se de uma compliação de três conjuntos de manuscritos – o mais antigo dos quais da primeira metade de oitocentos – com quase 140 receitas de uma família da nobreza minhota.

 

“Com este magnífico livro de Sandra Fernandes Morais, estamos a descobrir uma grande variedade de sabores e aromas que, ao valorizar a compreensão da história do quotidiano de uma ilustre família courense, contribui também para lembrar quem somos”, considera Vitor Paulo Pereira, presidente da Câmara de Paredes de Coura

 

 

 

Receituário inclui mais de uma centena de receitas de uma família da nobreza minhota

 

O caderno mais antigo, da primeira metade do século XIX, apresenta receitas “muito ancoradas nos sabores do renascimento e da Idade Média”, contou a autora.

 

Nos outros dois manuscritos, que remontam aos primeiros anos do século XX, as receitas “são já muito influenciadas pela cozinha francesa que as elites privilegiavam”, bem como pela culinária brasileira.

 

O segundo caderno, só de receitas de doçaria, reflete “as fortes relações entre Portugal e Brasil”, quase próximo do século XX, pela utilização de arroz, como são demonstrativos os pasteis de arroz de Iguape.

 

No terceiro “mais eclético”, aparecem os “pratos mais regionais”, representativos de “uma gastronomia mais rural e camponesa”, como são exemplos as papas de sarrabulho ou as tripas de porco rojadas”.

 

 

Veja a galeria de fotos [créditos: Cecília Pereira – Grupo FB Terra Amada]

 

 

O documento é editado pela Ficta Editora e remete para o conhecimento de receitas conventuais de Odivelas às receitas do Brasil lidas em obras brasileiras, registando os sabores requintados e surpreendentes do solar courense, onde outrora residiu a família d’Antas e, mais tarde, por casamento, os Viscondes do Peso de Melgaço.

 

A propriedade possui uma área total de 10.443,30 metros e uma área edificada de 2.353,54 metros. Está atualmente a ser transformado em pousada rural, num investimento de cerca de três milhões de euros, ao abrigo do programa Revive.

 

 

[Fotografia capa: Cecília Pereira – Grupo FB Terra Amada]

Últimas