PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Paredes de Coura

P. Coura: Bonecos e muitas batalhas ‘nevais’ numa vila ainda sem Rock – Foi assim em 1987

14 Janeiro, 2020 - 11:28

532

0

PUB Aquele dia 14 de janeiro de 1987 parecia que iria ser só mais um no Inverno pacato de Paredes de Coura. Ainda faltavam uns anos para o festival ser […]

PUB

Aquele dia 14 de janeiro de 1987 parecia que iria ser só mais um no Inverno pacato de Paredes de Coura. Ainda faltavam uns anos para o festival ser inventado. Os dias corriam serenos depois das férias de Natal.

Ainda não havia escola secundária, e os alunos que prosseguiam estudos depois do 9º ano tinham de apanhar todos os dias o autocarro que os levava à Escola Secundária de Arcos de Valdevez.

Cecília Pereira, hoje professora, era um desses casos. Tinha então 16 anos quando saiu à rua e viu a vila totalmente coberta de neve. “Não pudemos ir às aulas nesse dia. A neve cortou estradas e os autocarros não puderam circular”, contou à Rádio Vale do Minho.

E como Cecília também vários jovens courenses que frequentavam a escola do concelho vizinho tiveram um dia de férias… inesperado. “Passamos o dia a divertir-nos. Fomos todos para o centro da vila onde fizemos um boneco de neve” [na foto], prosseguiu a docente. 

“Arranjamos depois a câmara de um pneu… cortamos… e fizemos sku!”, recordou com um sorriso. “Atiramos bolas de neve uns aos outros… autênticas batalhas nevais!”.

Por todo o distrito de Viana do Castelo os efeitos do nevão foram fazendo sentir-se ao longo do dia. Muitas escolas encerraram e várias lojas fecharam portas. O tempo era ainda de máquinas fotográficas analógicas, mas foram muitos os que andaram pelas ruas a fazer imagens daquele evento do qual não havia memória.

Com cuidado e a tentar evitar escorregadelas, o povo lá passeava pelas ruas naquela quarta-feira diferente.

 

[Fotografia: Grupo Terra Amada / Direitos Reservados]

 

PUB

 

Últimas