PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Ponte da Barca

P. Barca: Castelo de Lindoso entre “os mais bonitos de Portugal” – Veja o ‘ranking’

13 Janeiro, 2022 - 00:35

344

0

Ranking.

O Castelo de Lindoso, em Ponte da Barca, está entre “os mais bonitos de Portugal”, de acordo com uma seleção feita pela revista digital Vortex Mag. Mais um destaque desta publicação àquele concelho alto-minhoto que, recorde-se, foi recentemente distinguido, também com a localidade de Lindoso, no ranking dos “seis melhores locais para ver espigueiros no Gerês”.

 

“Segundo alguns autores, Lindoso vem do latim Limitosum, ou seja, fronteira, limite. Não existem informações sobre a ocupação primitiva do território. Sabe-se, no entanto, que o topónimo não está mencionado nas inquirições de 1220, mas aparece já nas de 1258. Assim, pensa-se que o castelo tenha sido erguido de raiz no reinado de D. Afonso III, numa tentativa de reforçar a defesa das fronteiras”, lê-se na descrição feita pela Vortex Mag.

 

Este castelo, conforme referido, fica localizado na freguesia de Lindoso. De acordo com dados recentes do Município de Ponte da Barca, são cerca de 20 mil turistas que vistam a freguesia de Lindoso, no concelho de Ponte da Barca, a cada ano.

 

Além dos espigueiros e do castelo, é possível observar uma pequena ponte medieval, várias calçadas medievais, o castro de Cidadelhe, os moinhos de água de Parada ou as eiras comunitárias. Nas redondezas encontra ainda a deslumbrante paisagem da albufeira do Lindoso, onde se situa, também, a Barragem da Alto Lindoso, o maior e mais potente produtor hidroeléctrico em Portugal.

 

Neste ranking, o Castelo de Lindoso aparece ao lado de outros castelos emblemáticos como o de Bragança; Almourol; Marvão; Montalegre; Sortelha; Arraiolos; Santa Maria da Feira; Castelo dos Mouros; Guimarães; Penedono; e Sabugal.

 

 

[Fotografia: Arquivo/DR]

Últimas