PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

3

1

Espanha

Oficial: Espanha acaba com IVA em alimentos básicos (pão, leite, queijo, ovos, fruta, entre outros)

27 Dezembro, 2022 - 16:38

2841

0

No azeite e nas massas, passa de 10% para 5%.

O Governo espanhol anunciou esta terça-feira a eliminação do IVA de alimentos básicos e ajudas às famílias, aos agricultores e à indústria de gás como formas de enfrentar a crise energética e a inflação provocadas pela guerra na Ucrânia.

 

Segundo o Observador, entre as medidas neste dia anunciadas pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, conta-se o fim da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de alimentos considerados de primeira necessidade, como o pão, o leite, o queijo, os ovos, a fruta, os legumes e leguminosas, as batatas e os cereais. Estes produtos tinham um IVA de 4%.

O Governo espanhol decidiu também, em reunião de Conselho de Ministros neste dia realizada, reduzir o IVA de azeite e massas de 10% para 5%.

Além disso, o executivo de Madrid vai dar um pacote de ajudas a vários setores, a começar pelas famílias com rendimentos anuais até 27.000 euros.

 

Segundo foi anunciado, 4,2 milhões de famílias vão receber ajudas de 200 euros, e foi ainda decidido que as condições dos contratos de arrendamento que terminem até 30 de junho de 2023 serão prorrogadas durante seis meses para evitar aumentos abusivos.

 

As medidas neste dia decididas no Conselho de Ministros constituem o terceiro pacote de ajuda do Governo espanhol para aliviar as consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia e terão um impacto de 10 mil milhões de euros.

 

 

[Fotografia: Ilustrativa/El Correo Gallego]

Últimas