PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Norte

Norte/Galiza: Dois ex-presidentes da CCDR-N distinguidos pelo Eixo Atlântico

21 Setembro, 2012 - 12:50

264

0

O Eixo Atlântico vai atribuir a medalha de ouro aos ex-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) Arlindo Cunha e Carlos Lage, reconhecendo o papel assumido na construção europeia e da eurorregião.

O Eixo Atlântico vai atribuir a medalha de ouro aos ex-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) Arlindo Cunha e Carlos Lage, reconhecendo o papel assumido na construção europeia e da eurorregião.

O anúncio foi feito hoje à agência Lusa por fonte do Eixo Atlântico, instituição que reúne as 34 maiores cidades do noroeste peninsular, acrescentando tratar-se do galardão de “maior relevo e prestígio” no âmbito transfronteiriço.

“São reconhecidas as pessoas ou instituições que mais contribuem para a construção da eurorregião e para o desenvolvimento da cooperação entre a Galiza e o Norte de Portugal”, explicou a fonte.

Além de Arlindo Cunha e Carlos Lage, também será reconhecido, na mesma sessão da assembleia-geral do Eixo Atlântico agendada para fevereiro de 2013, o papel dos ex-presidentes do Governo Regional da Galiza Gerardo Fernández Albor e Fernando González Laxe, igualmente pela “contribuição para a construção europeia e para a construção da eurorregião”.

Os quatro galardoados serão distinguidos pela “defesa da pluralidade que exerceram desde as suas responsabilidades de poder, com total imparcialidade, e, muito especialmente, pela generosidade política e humana na hora de alcançar acordos que redundaram na solução de problemas comuns”.

Além disso, diz o Eixo, promoveram, “o desenvolvimento socioeconómico da eurorregião, em particular, e da construção europeia, em geral”.

“Em síntese, os quatro foram um exemplo claro e coerente da construção da Europa dos cidadãos, acima da construção da Europa dos Estados, e inclusivamente, em certos casos, da Europa dos mercadores”, assume a fonte.

Estes galardões são atribuídos a cada dois anos, ou seja, a duração de mandato de cada presidência do Eixo Atlântico, atualmente liderada pelo autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa.

Segundo o Eixo, os galardoados só são reconhecidos com este título “depois de terem abandonado a atividade política ou qualquer outra que pudesse ser objeto de controvérsia”.

Últimas