[atualizada 12h32 – com mais informação]
Chama-se Crypster e trata-se de uma empresa de consultoria de tecnologia de informação (IT) sediada nos Estados Unidos. A avaliar pelo número de seguidores na página do Twitter, a empresa terá surgido há pouco.
Nas redes sociais apareceu… assim:
Página da Crypster no Twitter
[Fonte: Twitter Crypster]
Até aqui tudo bem. Ou então não.
A empresa apareceu com um logótipo da empresa que é (ou era!) a cara chapada do congénere da Comboios de Portugal (CP). Só mudava mesmo a cor.
Lado a lado, os dois logótipos são exatamente iguais
[Fotografia: Via Observador]
Entretanto, segundo o Observador [notícia exclusiva para assinantes], a CP considerou que é plágio e já moveu uma ação judicial contra a empresa.
Nas redes sociais, a CP não terá tido piedade e ao princípio da madrugada desta quarta-feira a Crypster mudou o logótipo no Twitter.
Twitter da Crypster já com novo logótipo
[Fonte: Twitter Crypster]
Porém, minutos depois, esta conta foi desativada.
No Facebook também foi removido
Conforme testemunhou a Rádio Vale do Minho, ao início da madrugada desta quarta-feira, a página da empresa norte-americana no Facebook ainda ostentava logótipo chapado da CP.
Página do Facebook da Crypster ainda com foto e perfil e fotografia de capa
[Fonte: FB Crypster]
Pelas 0h30, tanto a foto de perfil como a fotografia de capa da página tinham sido removidas. Minutos depois, um novo logótipo semelhante ao colocado no Twitter.
Página do Facebook da Crypster já com o novo logótipo
[Fonte: FB Crypster]
Não foi possível ainda apurar se a remoção foi feita pela empresa ou pelo próprio Facebook, após eventual denúncia da CP.
Ao final da manhã desta quarta-feira, esta conta tinha sido também desativada.
Consultado pela Rádio Vale do Minho, o KIT de normas do logótipo da CP refere que “não é permitida a utilização do logotipo CP sem a designação Comboios de Portugal”.
Comentários: 0
3
1