PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Veja ou reveja o Desfile Nacional do Traje – Eis o VÍDEO do evento (do princípio ao fim)

25 Setembro, 2022 - 14:00

2744

0

Desfile Nacional do Traje Popular Português.

Uma autêntica multidão encheu este sábado a envolvente da Estátua da Danaide, no Largo do Loreto, em pleno centro histórico da vila para assistir à 25ª edição do Desfile Nacional do Traje Popular Português. Um evento inédito em Monção, que trouxe 1.200 participantes a desfilar naquela rotunda.

 

Conforme noticiou já a Rádio Vale do Minho, o presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, considerou que o concelho viu este sábado “um tesouro cultural de valor incalculável”.

 

Dividido em diferentes quadros, o evento foi mostrando não só os trajes emblemáticos de todas as regiões etnográficas do País, como também usos, costumes, tradições e ofícios de outros tempos.

 

Pela passadeira vermelha passaram também as fases da vida e como eram vividas no século XIX e princípio do século XX, nomeadamente a infância, o namoro, o casamento e até a própria morte.

 

Tudo sempre ao som da tocata, que foi constituída por agrupamentos folclóricos de Monção, nomeadamente, o Grupo Folclórico das Lavradeiras de São Pedro de Merufe, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, a Associação Sociocultural e Recreativa de Pinheiros, a Associação “Os Moleirinhos do Gadanha”, e o Grupo de Danças e Cantares de Mazedo.

 

 

Veja o vídeo do evento… na totalidade:

 

 

O Desfile Nacional do Traje Popular Português tem como objetivo a divulgação e valorização do modo de trajar do povo português nas últimas décadas do século XIX e primeiras do século XX, bem como a promoção da arte, riqueza e diversidade do traje nacional.

 

É uma iniciativa organizada pela Federação do Folclore Português. A edição deste ano contou com o apoio da Câmara Municipal de Monção e da Fundação INATEL.

 

 

[Fotografia: Screen Vídeo Federação Folclore Português]

Últimas