PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

1

1

Monção
Valença

Monção/Valença: Requalificação da EN101 bloqueada “por falta de publicação de Portaria”

1 Outubro, 2021 - 13:56

1658

1

Projeto arrasta-se no tempo e deputados começam a perder a paciência.

Os três deputados do PSD na Assembleia da República eleitos por Viana do Castelo desconfiam que a requalificação da Estrada Nacional (EN) 101 esteja bloqueada “por falta de publicação da Portaria de Extensão de Encargos”. Ora foi precisamente esta a questão que os parlamentares enviaram esta quinta-feira ao Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, tendo em conta o impasse em que se encontra o projeto.

 

As datas, essas, arrastam-se no tempo. Em novembro do ano passado, o Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, deu garantias de que o concurso para a requalificação daquela estrada estava “pronto a lançar”. 

 

O tema foi levantado na altura pelo deputado Jorge Mendes, que lembrou o atraso neste compromisso. Em junho, o mesmo Secretário de Estado deu garantias de que o concurso iria ser lançado em setembro (de 2020).

 

Os meses vão passando e o PSD lembra que o projeto de requalificação do troço da EN 101 – Valença/Monção está concluído desde 2016/2017, “mas o lançamento do concurso tarda em ser concretizado”.

 

 

PSD alarmado com mais um acidente mortal na EN 202

O trágico acidente rodoviário ocorrido na passada quarta-feira aumentou ainda mais a preocupação dos três deputados do PSD relativamente à Estrada Nacional (EN) 202 entre Monção e Melgaço. Uma colisão que, recorde-se, provocou duas vítimas mortais, “a somar a outros tantos acidentes graves e muito graves ocorridos nos últimos anos”, recordam.

 

“Apesar da insistência dos deputados do PSD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, desde novembro de 2019, nas várias intervenções em sede orçamental ou nas audições ao ministro Pedro Nuno Santos e Secretário Estado Jorge Delgado, com promessas de que estava para lançamento do concurso, isso não aconteceu até ao presente. Nas audições ao Ministro Pedro Nuno Santos/Secretário de Estado Jorge Delgado, realizadas em dezembro de 2020 e março de 2021, foi-nos comunicado que o lançamento do concurso de requalificação da EN 101 – Valença/Monção aguardava a publicação da ‘Portaria de Extensão de Encargos’ respetiva, por parte do Ministério da Finanças/Secretaria de Estado do Orçamento”, referem.

 

As Estradas Nacionais 101 e 202 integram a rede nacional de Estradas de Portugal e estabelecem a ligação entre vários concelhos do norte do distrito de Viana do Castelo, abrangendo localidades de média densidade populacional, mas com importante atividade económica e forte interligação à vizinha Galiza, em especial na área de influência do complexo automóvel da PSA Vigo, e ramificações as zonas de Braga, Aveiro e Viseu.

 

“Dependem destas vias um vasto conjunto de empresas, relevantes para o Alto Minho e Portugal, com forte movimento de veículos ligeiros e pesados, dada ligação entre o norte do distrito de Viana do Castelo e a A3 ou entre a Galiza e o distrito de Braga”, concluem os três deputados do PSD na Assembleia da República.

 

 

[Fotografia: EN 101 / Google Maps]

Últimas