PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção vai homenagear os nove heróis que estiveram na Turquia

7 Março, 2023 - 16:54

1202

0

Homenagem.

O Município de Monção vai homenagear na Sessão Solene do próximo dia 12 de março, Feriado Municipal, os nove operacionais da Subzone – Search and Rescue Team que colaboraram nas operações de busca, salvamento e resgate na Turquia após o trágico sismo ocorrido naquele país no passado mês de fevereiro.

 

A homenagem será feita através da atribuição de um Voto de Louvor a cada um dos elementos.

 

Durante uma semana, naquele país, esta equipa viveu de perto momentos que certamente serão difíceis ou até mesmo impossíveis de esquecer. Um deles, conforme noticiou a Rádio Vale do Minho, foi a presença no resgate de mais uma sobrevivente do terramoto que abalou aquele país na semana passada.

 

O episódio sucedeu num momento de rendição de equipas de salvamento. No momento em que a Subzone chegou à zona definida, em Hatay, já equipas médicas turcas se reuniam em volta de escombros para tentar salvar mais uma vítima encontrada com vida.

 

“A população gritou de felicidade. Gritou Deus é grande!”, descreveu na altura à Rádio Vale do Minho o coordenador da equipa da Subzone, Gonçalo Oliveira.

 

 

“Foi a experiência mais incrível das nossas vidas”

“Foi a experiência mais incrível das nossas vidas”. As palavras foram ditas por Gonçalo Oliveira à Rádio Vale do Minho no final da missão.

 

“Foram testadas todas as nossas capacidades físicas, psicológicas e emotivas. A cada passo que se desenvolviam as operações mais os cenários se agravavam”, contou Gonçalo Oliveira.

 

“Era desolador estar ao lado de alguém a quem tínhamos que informar mais alguma perda. Alguns deles já tinham perdido praticamente tudo… desde esposa, marido, filhos, casa e todos os bens. Várias vezes o único conforto que restava era um abraço”.

 

 

 

“Chamavam-nos de Cristiano Ronaldo”

A destruição, conforme mostrou a Rádio Vale do Minho, foi praticamente total. Um cenário nunca antes presenciado pelos elementos da Subzone.

 

“Sabíamos e imaginávamos que isto estava muito mau. Contudo, posso dizer que estava muito pior do que aquilo que imaginávamos”, prosseguiu Gonçalo Oliveira. “Lutávamos constantemente em contra-relógio para encontrar mais sobreviventes. O aparecimento regular de vítimas com vida dava-nos força para continuar”.

 

Mas havia também o enorme coração dos turcos. A humildade e gratidão do povo foram também valores que marcaram a equipa monçanense.

 

“A população, quando passávamos, para além das suas dificuldades ofereciam-nos constantemente tudo que tinham à sua disposição. As crianças vibravam com a nossa presença e chamavam-nos de Cristiano Ronaldo”, recordou com um sorriso.

 

A concluir, Gonçalo Oliveira destacou “o apoio incondicional da Embaixada Turca e da companhia aérea Turkish Airlines”. A Subzone envia ainda “um agradecimento especial às entidades patronais dos nossos operacionais, ao Município de Monção, aos Transportes Stª Bárbara, Marcobrinde, Enege, Policlínica Provida, Limpezas Márcio Gandra, SDC créditos, Junta de Freguesia de Cambeses, bem como aos nossos parceiros e particulares anónimos”.

 

A equipa da Subzone na Turquia foi coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira. Foi formada ainda por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos.

 

A Sessão Solene comemorativa do Feriado Municipal está marcada para o próximo domingo, dia 12 de março, a partir das 11h00, no Cine Teatro João Verde.

 

 

 

[Fotografia capa: Subzone à Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Homenagem

Últimas