PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

1

0

Monção

Monção tem (provavelmente) o maior ‘sapo’ de Portugal… e esconde um segredo incrível

13 Janeiro, 2022 - 21:22

4462

0

Formação rochosa promete fazer furor no já funcional Trilho da Cascata do Fojo.

Fica na freguesia de Lara, em Monção, e foi descoberto há dois anos pelo atual presidente da Junta, Carlos Vieites. “Eu e a minha esposa, nesse ano de 2020, fizemos várias caminhadas e demos com estes penedos”, contou o autarca a Rádio Vale do Minho.

 

Pela forma como estão posicionadas, as rochas não exigem muito esforço para ali vislumbrar a forma de um sapo. Carlos Vieites guardou o segredo… até hoje, em que o revelou em exclusivo à Rádio Vale do Minho.

 

No dia em que foi inaugurado o Passadiço da Cascata do Fojo, o presidente da Junta de Freguesia aproveitou para promover também o Trilho da Cascata do Fojo. Trata-se de um percurso com cerca de 10 quilómetros e esta curiosa formação rochosa está incluída.

 

“Encontra-se em propriedade privada. Mas felizmente o dono do terreno foi de elevada gentileza e autorizou a promoção deste penedo”, prosseguiu Carlos Vieites.

 

 

 

Mas o sapo reserva uma surpresa ainda maior

Com cerca de 4,5 metros de altura e 5 metros de comprimento, a formação rochosa impõe respeito. Encanta todos os que a observam de longe. Porém, ao perto surge uma outra surpresa: em baixo, bifurcações nas rochas parecem formar aquilo que muitos assemelham a um simpático urso animado.

 

“O melhor do conteúdo está por baixo do respetivo penedo”, disse Carlos Vieites com um sorriso. “Ficamos maravilhados com isto e estamos a mostrar agora para que todos possam ficar a conhecer neste trilho”, cujo início se localiza no Lugar do Forno, nas proximidades da entrada para o passadiço da Cascata do Fojo.

 

 

Por baixo do sapo, esconde-se um ursinho
[Fotografia: Cedida à Rádio Vale do Minho]

 

 

Como é evidente, trata-se de “uma obra da natureza ao longo de milhões de anos” e que tem passado despercebida aos olhos de todos. Até agora.

 

“O que fizemos foi limpar os caminhos existentes, limpamos e tivemos a colaboração fantástica de muitos particulares”, concluiu o presidente da Junta.

 

A freguesia de Lara, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, ocupa uma área de cerca de 533 hectares. Dista seis quilómetros da sede do concelho. Confronta com Lapela a norte, Pias a sul, Troporiz e Pinheiros a nascente e Friestas, Gondomil e Boivão (as três do concelho de Valença) a poente.

 

Com 268 habitantes (Censos 2021), tem a vinicultura como principal motor económico. As suas terras, possuidoras das raras características próprias para a produção do vinho Alvarinho, garantem-lhe anualmente uma das melhores colheitas, em quantidade e em qualidade, desse famoso e tão apreciado vinho verde.

 

Tem Stª Eulália como padroeira sendo o Borrego à Moda de Lara um dos mais emblemáticos pratos desta freguesia.

 

 

[Fotografia capa: Cedida à Rádio Vale do Minho]

Últimas