PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Eis o novo Passadiço da Cascata do Fojo – Veja as FOTOS da nova atração de Lara

13 Janeiro, 2022 - 12:49

6061

1

Obra foi inaugurada esta quinta-feira. “Quero que Lara fique conhecida 365 dias por ano”, disse o presidente da Junta.

É uma obra que promete exponenciar o número de visitantes na freguesia de Lara, em Monção. No total, são 350 metros de um passadiço que proporciona uma caminhada única pela natureza. Começa no chamado Lugar do Forno. No final, o caminhante é brindado com a esmagadora beleza da já sobejamente conhecida cascata do Fojo. 

 

 

Ao redor, apenas o silêncio cortado pelo chilrear de aves e a melodia da água que cai entre duas paredes rochosas, criando pequenas lagoas aprazíveis. Se o lugar já era atrativo sobretudo durante o Verão, o novo passadiço garante àquele espaço ainda maior êxito e fama visto que o acesso à cascata fica ainda mais facilitado. 

 

 

A obra, a cargo da Junta de Freguesia, representa um investimento total de 42 mil euros. Arrancou durante o passado mês de outubro. Ficou concluída há dias e foi inaugurada esta quinta-feira numa curta cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, António Barbosa.

 

 

Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o presidente da Junta de Lara, Carlos Vieites, não escondeu o orgulho perante uma das jóias da freguesia que está agora ainda mais valorizada com este já batizado de Passadiço da Cascata do Fojo. Uma obra que tem a particularidade de juntar o património natural ao património histórico da freguesia. 

 

 

“Ao longo da caminhada, o visitante poderá contemplar oito moinhos de água seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do trigo”, explicou o presidente da Junta que já giza a recuperação total destes espaços.

 

 

“Era património que estava literalmente escondido no meio do mato e que agora pode também ser visto. Eu sempre disse que quero que Lara fique conhecida 365 dias por ano!”, sublinhou Carlos Vieites que aproveitou para referenciar o já funcional Trilho da Cascata do Fojo. Este com uma extensão de 10 quilómetros e que também inicia às portas do recém-inaugurado passadiço.

 

 

“A nossa pretensão desde o início sempre foi dar um bem-estar à população de Lara maior do que aquele a que poderiam estar habituados. Queremos que se orgulhem do que têm na terra e neste momento acho que não há uma pessoa de Lara que não se orgulhe daquilo que aqui tem, daquilo que fizemos e até daquilo que ainda vamos fazer”, assegurou Carlos Vieites.

 

 

 

Barbosa: “É um percurso fora de série”

Após percorrer o novo passadiço, o presidente da Câmara Municipal de Monção mostrou-se evidentemente muito satisfeito com a obra e com o empenho da Junta de Lara em projetar cada vez mais a freguesia.

 

“Esta é uma obra muito importante não só para Lara como para todo o concelho, dentro da estratégia que estamos a ter em termos turísticos. Este é um espaço lindíssimo que, com estes acessos, tem agora uma melhor acessibilidade à Cascata do Fojo. É todo um percurso fora de série… muito bonito e sem desvirtuar o território. Sem ferir a oferta natural”, elogiou António Barbosa.

 

O edil monçanense mostrou-se convicto de que os resultados deste investimento vão surgir a muito curto prazo. “É mais uma oferta turística que temos no concelho. É o grande segredo e a grande aposta que temos feito: termos uma oferta cada vez mais variada que permita que o turista venha até Monção e que, em vez de dormir só uma noite, passe duas, três ou até mais”, prosseguiu.

 

“O objetivo é abrir o leque de ofertas e Lara é agora uma oferta ainda mais forte que temos no concelho”, concluiu Barbosa.

 

 

A freguesia de Lara, em Monção, no distrito de Viana do Castelo, ocupa uma área de cerca de 533 hectares. Dista seis quilómetros da sede do concelho. Confronta com Lapela a norte, Pias a sul, Troporiz e Pinheiros a nascente e Friestas, Gondomil e Boivão (as três do concelho de Valença) a poente.

 

Com 268 habitantes (Censos 2021), tem a vinicultura como principal motor económico. As suas terras, possuidoras das raras características próprias para a produção do vinho Alvarinho, garantem-lhe anualmente uma das melhores colheitas, em quantidade e em qualidade, desse famoso e tão apreciado vinho verde.

 

Tem Stª Eulália como padroeira sendo o Borrego à Moda de Lara um dos mais emblemáticos pratos desta freguesia.

 

 

 

Veja a nossa galeria de fotos do novo Passadiço da Cascata do Fojo

 

 

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

Últimas