PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Solar dos Presuntos (em Lisboa) mostra “fachada inaugural” em 1974

2 Setembro, 2022 - 00:02

538

0

Espaço conta quase meio século de existência.

A foto data do ano da Revolução dos Cravos. A Liberdade chegou em abril. Volvidos apenas seis meses, abriu portas na capital uma casa que se tornaria uma autêntica “embaixada” de Monção em Lisboa, nas palavras de muitos.

 

Pelas mãos de Evaristo Cardoso, empresário natural de Monção, surgiu o Solar dos Presuntos. Volvidas quase cinco décadas, é atualmente um dos espaços gastronómicos de referência não só na capital, como em todo o país e além-fronteiras.

 

Na sua página do Facebook, o Solar dos Presuntos colocou há dias como foto de capa aquela que foi a “fachada inaugural” do estabelecimento, em 1974.

 

No toldo verde pode ver-se escrito a letras imponentes Alta Cozinha de Monção. Um dizer que nunca se perderia ao longo dos tempos. Ainda hoje lá continua. O toldo desapareceu e o dizer tornou-se mais estético, mais luminoso e a informar todos os que lá entram de onde vem aquela afamada “alta cozinha”.

 

Por ali já passaram nomes famosos de todas as áreas. Desde David Beckham, passando por Cristiano Ronaldo, António Costa e até Lula da Silva.

 

Mesmo a residir e a trabalhar na capital, Evaristo Cardoso nunca se esqueceu da sua terra natal.

 

Em 2018 aceitou apadrinhar a candidatura da Mesa de Monção, que elevou o Cordeiro à Moda de Monção (popularmente conhecido por Foda à Monção) a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

No passado mês de fevereiro, Evaristo Cardoso chegou às invejáveis 80 primaveras. O Solar dos Presuntos recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que entregou em mãos ao proprietário  a comenda da Ordem do Mérito Empresarial e Comercial, tornando o empresário comendador.

 

“Em qualquer local ou mesa, com enorme paixão, defende a qualidade da culinária monçanense”, enalteceu na altura o Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa.

 

Atualmente, o leme do Solar dos Presuntos é agora segurado por Pedro Cardoso, filho de Evaristo Cardoso.

 

 

[Fotografia: Solar dos Presuntos]

Últimas