Já estão abertas as candidaturas ao Programa Monção Social para o ano de 2022. De acordo com o Município local, podem ser efetuadas “a qualquer momento” no Serviço de Ação Social ou pelo e-mail [email protected]
Realça o Município que “mesmo quem beneficiou das medidas de apoio no ano passado, tem de voltar a candidatar-se”.
O que é o programa Monção Social?
Iniciado em 2019, o Programa Monção Social contempla cinco medidas de apoio, nomeadamente, comparticipação de medicamentos; atribuição de bens de apoio; apoio de integração em creche; apoio ao transporte de doentes não urgentes; e apoio à recuperação de habitações degradadas.
Para a sua concretização, o Município de Monção inscreveu uma verba de 100 mil euros no orçamento deste ano. O objetivo é continuar a minimizar situações de adversidade social da população, promovendo, em paralelo, qualidade de vida aos munícipes e maior equilíbrio social.
As candidaturas, sem prazo limite para apresentação, podem ser efetuadas a qualquer momento. O regulamento e o requerimento encontram-se disponíveis no portal municipal www.moncao.pt, podendo ser consultados e descarregados para posterior preenchimento.
Programa elevou Monção a Município do Ano 2021
O Programa Monção Social tem sido elogiado e servido de referência a nível nacional, estando na origem da atribuição de duas relevantes distinções ao nosso concelho: Município do Ano 2021, e Município Familiarmente Responsável 2021, pelo segundo ano consecutivo.
Das cinco medidas, a mais procurada é…
A Comparticipação de Medicamentos é a medida mais procurada pelos monçanenses, segundo diz o Município. A autarquia suporta uma percentagem do encargo do utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.
Na medida Atribuição de bens de apoio, a qual auxilia os munícipes na aquisição de determinados bens, estão contemplados, no presente ano, fraldas para adultos, resguardos e fraldas para crianças até aos dois anos de idade.
A medida Apoio de Integração em Creche, destina-se a crianças entre os três meses e os três anos, sendo o valor da comparticipação municipal calculado com base nos rendimentos do agregado familiar, apoiando-se quem apresentar poucos recursos financeiros.
Quanto ao Apoio ao Transporte de Doentes não Urgentes, a medida destina-se a comparticipar os monçanenses nos transportes para consulta, internamento, tratamento e/ou exames complementares de diagnóstico e terapêutica prescritos pelo médico.
Com a finalidade de melhorar as condições de habitabilidade das residências permanentes de famílias com comprovada carência económica, a medida Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas consiste na beneficiação da caixilharia, telhados, cozinhas e casas de banho.
[Fotografia: Ilustrativa/DR]
Comentários: 0
0
0