PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção/Santa Casa: Aí está a nova unidade de endoscopia – Começa a funcionar em Janeiro

2 Dezembro, 2020 - 14:29

967

0

PUB A Santa Casa da Misericórdia de Monção apresentou esta quarta-feira a nova unidade de endoscopia. A valência vai realizar os primeiros testes no próximo dia 19 de dezembro. Deverá […]

PUB

A Santa Casa da Misericórdia de Monção apresentou esta quarta-feira a nova unidade de endoscopia. A valência vai realizar os primeiros testes no próximo dia 19 de dezembro. Deverá entrar em funcionamento a partir de janeiro do próximo ano.

“É uma nova unidade que irá fazer a maior parte dos exames que a população conhece, entre os quais o rastreio do cancro no cólon”, explicou Luís Lopes, médico gastroentreologista na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). “Em Monção não existia nenhuma unidade deste género. As pessoas que tinham necessidade destes exames viam-se obrigadas a grandes deslocações”, realçou o clínico aos jornalistas.

O novo espaço, que resulta de um investimento a rondar os 250 mil euros, é constituído por uma unidade de recobro, sala de exames e uma outra sala de desinfeção. “Cumpre todos os requisitos normais de uma unidade de endoscopia. Está muito bem montada”, avaliou Luís Lopes.

Visivelmente satisfeito, o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia destacou desde logo “a única unidade do género” existente fora da capital do distrito. “Temos agora todas as condições ideais e essenciais para que aqui se possa prestar também um serviço de qualidade numa área que vinha faltando – a endoscopia”, referiu Armindo Ponte.

 

 

É a única unidade do género no Alto Minho fora do concelho de Viana do Castelo

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa, também se mostrou muito agradado com o novo serviço. “É já uma aposta ganha pela Santa Casa da Misericórdia de Monção que apresenta hoje uma vasta oferta que permite à população fazer aqui vários exames sem ter de deslocar-se a concelhos mais distantes”, disse o autarca.

“Permite-nos responder de forma direta e mais rápida às necessidades da população. A Santa Casa tem feito um trabalho extraordinário nesta matéria”, qualificou ainda António Barbosa.

Recorde-se foi em finais do ano passado que entrou em funcionamento outro dos serviços muito ansiados pela Unidade de Saúde da Santa Casa da Misericórdia de Monção: a hemodiálise. A nova unidade de endoscopia junta-se agora a toda uma vasta oferta que vai desde a radiologia, ecografia, TAC, mamografia, entre outro. “Tudo com equipamentos topo de gama”, realçou Armindo Ponte, numa altura em que são atendidos uma média de 60 a 70 utentes por dia.

A Santa Casa da Misericórdia de Monção foi fundada em finais do século XVI. Sabe-se que foi criada dentro dos muros da praça velha e surgiu inicialmente como leprosaria. Com o recuo da doença e encontrando-se praticamente desactivada foi incorporada como Misericórdia. Durante a Guerra da Restauração (1640-1668), terá sido completamente destruída pelos castelhanos. Só em 1969, a Santa Casa terá sido reedificada.

 

[Fotografias: Rádio Vale do Minho]

 

PUB

Últimas