PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção saiu à rua para tirar uma ‘selfie’ com Marcelo – Foi há cinco anos [FOTOS]

31 Maio, 2023 - 10:19

1212

0

Presidente da República veio às Festas do Corpo de Deus.

Aconteceu no dia 31 de maio de 2018. As ruas do centro de Monção encheram como não havia memória para a Procissão Solene do Corpo de Deus.

 

Motivo? O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, seguia no cortejo.

 

Houve gente nas varandas, em cima de muros e às janelas.

 

A moldura humana era de tal forma enorme que fez com que muitos tenham feito esta comparação com aquela procissão que acontece todos os anos em agosto e que concentra milhares de pessoas nas ruas desta vila.

 

De telemóveis na mão, todos queriam ver e fotografar Marcelo. O momento era solene, mas o povo não resistia. De quando em vez lá rebentava um estrondoso aplauso à passagem do Chefe de Estado.

 

Marcelo, que queria manter um ar compenetrado, não resistia a soltar um leve sorriso como que agradecendo a amabilidade dos monçanenses.

 

“Venho pagar essa dívida relativamente a Monção. Mostrar a minha solidariedade com as populações”, disse aos jornalistas.

 

“Eu fiquei de visitar os Municípios atingidos pelos incêndios. E havia algumas lacunas”, prosseguiu o chefe de estado.

 

Havia uma lacuna importante no meu espírito, que me pesava na consciência, que era Monção. Venho pagar essa dívida minha relativamente a Monção. Mostrar a minha solidariedade com as populações, com os autarcas, com todos os que combateram esta tragédia e transmitir uma esperança num futuro onde se está a trabalhar de forma positiva para que não mais se repita aquilo que aconteceu”, recordou.

 

Marcelo referia-se aos grandes incêndios que tinham flagelado o concelho em outubro de 2017.

 

 

Assim que chegou a Monção, Marcelo fez o trajeto entre a Câmara e a Igreja Matriz. Foi saudado por centenas e centenas de pessoas. Tirou outras tantas selfies. E sorria. Sorria muito.

 

No final da Procissão, o Presidente despediu-se de forma rápida mas desta vez com a esperança de voltar em breve.

 

 

 

Veja as fotos [Arquivo/Rádio Vale do Minho]

 

 

Barbosa: “É uma figura que une o País”

Aos microfones dos jornalistas, o Presidente da Câmara, António Barbosa mostrou-se totalmente satisfeito com esta visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao berço do Alvarinho. 

 

“Esta receção calorosa que o Presidente da República teve era um sinal de que tinha de vir até Monção. E ele percebeu isso”, referiu António Barbosa. “Esta proximidade que ele tem com as pessoas é muito daquilo que o poder autárquico faz. É aqui que ele se sente bem e é aqui que nós gostamos de ter o nosso Presidente da República”, continuou.

 

“Eu acho que ninguém aqui estava zangado com o professor Marcelo! Ninguém consegue estar zangado com ele”, disse Barbosa com um sorriso. “É uma figura que une o país. Consegue afastar tudo aquilo que são lides partidárias”, concluiu.

 

 

 

[Fotografias capa: Arquivo/Rádio Vale do Minho]

Tópicos:

#Visita

Últimas