PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: S. Jorge ‘rampante’ voltou a mostrar quem manda na arena – Veja as FOTOS

20 Junho, 2019 - 20:16

308

0

PUB Doze minutos. Foi este o tempo que S. Jorge, interpretado pelo cavaleiro Candido Rodrigues, levou para derrotar a Coca. Montado no seu cavalo Arinto, o animal começou desde logo […]

PUB

Doze minutos. Foi este o tempo que S. Jorge, interpretado pelo cavaleiro Candido Rodrigues, levou para derrotar a Coca. Montado no seu cavalo Arinto, o animal começou desde logo a roubar aplausos à multidão. Ora numa marcha repleta de elegância, ora com uma respeitável vénia à tribuna presidêncial.

S. Jorge entrou muito bem no combate. Tinha de espetar por três vezes a lança na boca da Coca e realizou a proeza com grande eficácia. Quase no tempo de um minuto por cada lança nas goelas do dragão.

O capítulo mais difícil chegou depois. O santo tinha de cortar uma das orelhas da Coca para vencer o combate. As tentativas sucediam-se mas as orelhas teimavam em não cair. Pelo meio, grande espetáculo dado por Arinto mostrando que sabe ser rampante [patas traseiras em plano inferior às dianteiras].

O público puxava por S. Jorge, mas o santo começava a mostrar algum cansaço. As orelhas da Coca começavam a descair e isso dificultava ainda mais a tarefa. Até que chegou a divina ajuda dos homens que manejavam o dragão. Com uma das orelhas mais a jeito, o cavaleiro deu a estocada final para grande delírio da multidão.

Sorridente perante um anfiteatro do Souto quase cheio, o presidente da Câmara, António Barbosa, começou por realçar “um ano recorde em termos de assistência. No ano passado, com o Presidente da República presente nas nossas festas, não tínhamos tanta gente”. Perante este cenário, o edil social-democrata mostra-se convicto de que “há hoje uma afirmação da marca Monção e aquilo que se faz neste território traz cada vez mais gente”.

De referir que este combate contou também com a presença de uma comitiva holandesa proveniente da cidade de Beesel. Na base da visita, explicaram, está o facto de que aquela localidade tem também uma tradição semelhante a Monção onde há um dragão a simbolizar o mal e que é combatido por corajosos cavaleiros. “Gostei muito. Na nossa cidade temos uma tradição semelhante. Estou aqui em Monção pela segunda vez… a primeira foi em 2004 mas vejo que está tudo muito diferente”, disse Gerard Lightart que se mostrou também muito agradado com a gastronomia e, obviamente, com o vinho Alvarinho.

Este, que foi também um dos momentos altos das Festas do Concelho, terminou mesmo ao lado da arena com uma celebração com espumante de alvarinho e cordeiro à moda de Monção, duas maravilhas deste concelho.

 

Veja a nossa galeria de fotos do combate entre S. Jorge e a Coca 2019

 

 

 

PUB

Últimas