PUB
A intervenção na Rua 25 de Abril, em Monção, deverá ficar concluída “até final do próximo mês de setembro”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara, António Barbosa. “Faltam apenas alguns vidros nas futuras lojas e alguma arborização na parte superior”, apontou.
As obras arrancaram em fevereiro do ano passado. Um ano e meio depois, o resultado parece agradar aos monçanenses. A nova artéria ganhou um novo rosto. Tornou-se mais imponente e promete tornar-se noutro ponto emblemático da vila.
Intervenção na Rua 25 de Abril começou em fevereiro do ano passado
Começa já a destacar-se pela escadaria numa das extremidades. Há já quem anteveja ali um cenário de excelência para as agências de modelos fazerem sessões fotográficas. No entanto, o maior trunfo até acabou por aparecer no decurso dos trabalhos: dois muros paralelos datados do século XIII ou XIV que terão sido uma passagem na fortaleza.
O marco histórico foi preservado. A meio da requalificada rua, promete dar-lhe um encanto ainda maior. Sobretudo durante a noite com toda a iluminação ligada. A parte superior foi coberta em forma de arco com aço corten. O espaço é fechado e tem um portão em grade de ferro voltado para a rua.
Do antigo muro que ali estava, já quase ninguém se lembra. Subimos a escadaria e a parte de cima não fica atrás. Com uma arquitetura arrebatadora, irá certamente tornar-se numa tribuna de excelência para assistir – por exemplo – à passagem da Procissão Solene da Virgem das Dores, as maiores festividades religiosas do concelho.
Iluminação embutida no solo, bancos em pedra e luminárias em estilo parisiense levantam já o pano de um local romântico e propício a bons momentos de conversa.
À semelhança da recém-inaugurada Praça da República, a obra já está a encantar quem lá passa. Mas António Barbosa prefere aguardar.
“Vamos esperar pelo final, para avaliar o conjunto das intervenções feitas no centro histórico. Tenho dificuldade em avaliar obras de forma isolada. O conjunto formado pelas Ruas 25 de Abril, Pimenta de Castro, Eng. Duarte Pacheco e pela Praça da República é que nos vai mostrar o resultado final”, disse o presidente da Câmara.
De realçar ainda uma nova passagem pedonal entre esta artéria e a Avenida das Portas do Sol, em que um dos lados do túnel é parcialmente em pedra. A razão, apurou a Rádio Vale do Minho, prende-se com o facto de estarem também ali vestígios de uma edificação secular.
Recorde-se que os trabalhos nesta artéria foram adjudicados à empresa Armindo Afonso, Lda, pelo valor de 749.083,52 euros.
Veja a nossa galeria de fotos da nova Rua 25 de Abril, em Monção
Comentários: 0
0
0