PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Rua 25 de Abril fica pronta “até final de setembro” mas já encanta [c/FOTOS]

27 Agosto, 2020 - 09:34

760

0

PUB A intervenção na Rua 25 de Abril, em Monção, deverá ficar concluída “até final do próximo mês de setembro”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo […]

PUB

A intervenção na Rua 25 de Abril, em Monção, deverá ficar concluída “até final do próximo mês de setembro”. A garantia foi deixada à Rádio Vale do Minho pelo presidente da Câmara, António Barbosa. “Faltam apenas alguns vidros nas futuras lojas e alguma arborização na parte superior”, apontou.

As obras arrancaram em fevereiro do ano passado. Um ano e meio depois, o resultado parece agradar aos monçanenses. A nova artéria ganhou um novo rosto. Tornou-se mais imponente e promete tornar-se noutro ponto emblemático da vila.

 

Intervenção na Rua 25 de Abril começou em fevereiro do ano passado

 

Começa já a destacar-se pela escadaria numa das extremidades. Há já quem anteveja ali um cenário de excelência para as agências de modelos fazerem sessões fotográficas. No entanto, o maior trunfo até acabou por aparecer no decurso dos trabalhos: dois muros paralelos datados do século XIII ou XIV que terão sido uma passagem na fortaleza.

O marco histórico foi preservado. A meio da requalificada rua, promete dar-lhe um encanto ainda maior. Sobretudo durante a noite com toda a iluminação ligada. A parte superior foi coberta em forma de arco com aço corten. O espaço é fechado e tem um portão em grade de ferro voltado para a rua.

Do antigo muro que ali estava, já quase ninguém se lembra. Subimos a escadaria e a parte de cima não fica atrás. Com uma arquitetura arrebatadora, irá certamente tornar-se numa tribuna de excelência para assistir – por exemplo – à passagem da Procissão Solene da Virgem das Dores, as maiores festividades religiosas do concelho.

Iluminação embutida no solo, bancos em pedra e luminárias em estilo parisiense levantam já o pano de um local romântico e propício a bons momentos de conversa.

À semelhança da recém-inaugurada Praça da República, a obra já está a encantar quem lá passa. Mas António Barbosa prefere aguardar.

“Vamos esperar pelo final, para avaliar o conjunto das intervenções feitas no centro histórico. Tenho dificuldade em avaliar obras de forma isolada. O conjunto formado pelas Ruas 25 de Abril, Pimenta de Castro, Eng. Duarte Pacheco e pela Praça da República é que nos vai mostrar o resultado final”, disse o presidente da Câmara.

De realçar ainda uma nova passagem pedonal entre esta artéria e a Avenida das Portas do Sol, em que um dos lados do túnel é parcialmente em pedra. A razão, apurou a Rádio Vale do Minho, prende-se com o facto de estarem também ali vestígios de uma edificação secular.

Recorde-se que os trabalhos nesta artéria foram adjudicados à empresa Armindo Afonso, Lda, pelo valor de 749.083,52  euros.

 

Veja a nossa galeria de fotos da nova Rua 25 de Abril, em Monção

 

PUB