PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Está quase pronto o mais recente marco histórico da vila

17 Agosto, 2020 - 16:50

585

0

PUB É o mais recente marco histórico da vila de Monção. Está na Rua 25 de Abril e está quase pronto. Foi descoberto em abril do ano passado, durante as […]

PUB

É o mais recente marco histórico da vila de Monção. Está na Rua 25 de Abril e está quase pronto. Foi descoberto em abril do ano passado, durante as obras de remodelação daquela artéria que estão já na reta final. 

Quem lá passa, já pode quase que contemplar o resultado final da preservação de um achado que surpreendeu os monçanenses. Tratam-se de dois muros paralelos, que terão sido construídos entre os séculos XIII ou XIV.

“Serão o que restou daquilo que provavelmente terá sido uma passagem na fortaleza com uma abóbada”, explicou na altura à Rádio Vale do Minho o então vereador das Obras e Urbanismo, Duarte Amoedo.

Nos primeiros anos do século XX, com a chegada do comboio a Monção,um troço da muralha teve de ser removido dando origem à ponte ferroviária ainda existente, mas desativada. “Com os trabalhos que decorreram nessa altura, a abóbada terá sido demolida”.

O Município decidiu imediatamente preservar o achado. O plano foi feito e a realidade corresponde com exatidão ao previsto.

 

 

Ideia de conservação apresentada e aprovada pelo Executivo Municipal concretizada com exatidão

 

 

A parte superior está coberta em forma de arco com aço corten. O espaço é fechado e tem um portão em grade de ferro voltado para a rua.

No entanto, após a conclusão das obras, a espetacularidade promete ser ainda maior. Conforme avançou Duarte Amoedo, “tanto o exterior como o interior serão iluminados para que tanto de dia como de noite, quem circula no passeio possa ver este monumento”.

Descobertas nos primeiros meses de 2019, as duas paredes em pedra acabaram por provocar uma paragem na intervenção prevista para aquela artéria. Estiveram no local técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte a avaliar a relevância do achado.

O relatório final acabou por não obrigar a Câmara a preservar aquelas edificações. No entanto, o Executivo Municipal liderado por António Barbosa acabou por mantê-las e integrá-las no projeto inicial.

 

Veja a galeria de fotos:

 

PUB

Últimas