PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: Praça Deu-la-Deu recebeu o abraço mais bonito do ano

4 Dezembro, 2017 - 14:21

366

0

A Praça Deu-la-Deu, em Monção, encheu-se esta segunda-feira de muitos jovens e de menos jovens para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Faltavam poucos minutos para as 11h00 […]

A Praça Deu-la-Deu, em Monção, encheu-se esta segunda-feira de muitos jovens e de menos jovens para celebrar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Faltavam poucos minutos para as 11h00 quando crianças, adolescentes e adultos deram as mãos e formou-se por todo o espaço um enorme abraço solidário. O mais bonito do ano, ousamos dizer.

A iniciativa foi organizada pelo Agrupamento de Escolas local em colaboração com a Câmara de Monção. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o Diretor daquele Agrupamento, Sérgio Nascimento, explicou que o gesto pretendeu “transmitir à sociedade um espírito de inclusão”. “Temos de lembrar-nos das pessoas que têm mais dificuldades deste tipo. Às vezes esquecemo-nos delas”, lamentou. Questionado sobre se ainda há algo a fazer no concelho para tornar a vida mais fácil aos portadores de deficiência física, Sérgio Nascimento deu resposta afirmativa. “Há sempre algo a fazer. Os alunos que vieram cá fizeram mesmo um guião, da escola até aqui, no sentido de apontarem eventuais barreiras arquitetónicas. Será depois feito um levantamento desses obstáculos que eles detetarem para depois transmitirmos à autarquia”, explicou.

Ao lado do Diretor do Agrupamento de Escolas estava precisamente o presidente da Câmara. Também questionado sobre se Monção é ou não uma vila inclusiva, António Barbosa garantiu que “o concelho vai tendencialmente caminhar nesse sentido. Neste momento não será ainda uma vila totalmente inclusiva. Este gesto é uma chamada de atenção. Está cá a escola e a Câmara Municipal no sentido de mostrarmos que quer uns quer outros estamos preocupados e tentaremos resolver paulatinamente esses problemas”. No entanto, sublinhou Barbosa, “mais importante que tudo, é termos a capacidade de nós – comunidade – conseguirmos fazer também esse caminho. Não podemos estar sempre à espera que a Câmara e as instituições façam esse trabalho”. “São situações que existem. Se não nos tocam agora, poderão tocar-nos um dia a nós. Devemos estar atentos e ajudar na medida das nossas possibilidades”, apelou o autarca monçanense.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, com o objectivo de consciencializar a população mundial para a relevância desta temática e para a necessidade de eliminação progressiva de barreiras arquitectónicas, facilitando a circulação às pessoas com mobilidade reduzida.

 

Veja a nossa galeria de fotos AQUI:

https://www.facebook.com/RadioValedoMinho/posts/1728497417220840

Últimas