O Mercado Municipal de Monção encheu durante a tarde deste sábado para a Festa Popular.
Uma autêntica festa do povo onde não faltaram comes e bebes, e a imprescindível atuação dos grupos folclóricos. A iniciativa foi organizada pelo CLDS4G Monção. Incluiu também uma Mostra Associativa que contou com a participação de diversas coletividades do concelho.
“Tivemos uma adesão enorme da população. As coletividades foram muito recetivas ao desafio de mostrarem o que estão a fazer. Numa altura em que apenas existem os magustos em cada freguesia, tivemos aqui um grande momento em que diversas freguesias se encontraram e o aconchego foi muito maior”, disse Célia Rocha, coordenadora do CLDS4G Monção, visivelmente satisfeita.
O evento contou com a presença do Presidente e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa e João Oliveira, respetivamente. Aos microfones da Rádio Vale do Minho, o edil monçanense enalteceu desde logo a pronta adesão das coletividades ao certame.
“Tudo aquilo que junte a nossa cultura popular e as nossas tradições, junta sempre muita gente. Aquilo que vemos hoje é que a nossa cultura está na moda… e de que forma!”, exclamou Barbosa.
“Deixamos de ser um povo envergonhado das nossas raízes e das nossas tradições e as pessoas hoje, de uma forma muito mais aberta, mostram o quanto gostam disto e ainda bem. São as raízes que transformam os nossos territórios e que trazem cada vez mais turismo. É para isso que trabalhamos todos os dias”, sublinhou.
Veja a nossa galeria de fotos
Pelo palco passaram o Grupo Cantares da Ribeira; Grupo Folclórico S. Mamede de Troviscoso; Moleirinhos do Gadanha; Danças e Cantares de Mazedo; Grupo Folclórico Os Amigos de Longos Vales; Rancho Folclórico Santa Maria de Moreira; Grupo Folclórico Estrela dos Vales; Grupo Folclórico Lavradeiras de S. Pedro de Merufe; Associação Cultural La-Mi-Ré; Associação Segadas do Maio – Grupo Sons do Gadanha; Os Teimosos; Encontro Livre de Tocadores de Concertinas, Cantadores e Cantadeiras.
Comentários: 0
0
0