PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

2

3

Monção

Monção: Portugal (de norte a sul) veio ao ‘trono’ da Maravilha [FOTOS]

19 Março, 2023 - 01:19

11816

0

Feira da Foda.

Vieram de todo o lado. De Bragança, do Porto, de Coimbra, de Lisboa, de Oeiras, de Sintra e até do Algarve.

 

Milhares de pessoas encheram este sábado a tenda da Feira da Foda que, após quatro anos, regressou em força. A mostrar ao País e ao mundo que é em Pias, de Monção, que está o trono de uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 “É a primeira vez que cá venho. É uma feira surpreendente”, disse Jorge Taveira à Rádio Vale do Minho. Veio de Chaves, distrito de Vila Real, até Monção.

 

Questionado sobre o icónico prato de Monção, a opinião não podia ser melhor. “Adoro cordeiro! Espetacular!”, disse o flaviense visivelmente satisfeito.

 

Mais à frente, ainda à mesa, encontramos Américo Bouça, que veio de Barcelos, no Baixo Minho, para degustar a especialidade monçanense.

 

“Já cá venho desde a primeira ou segunda edição. A edição deste ano está bastante animada e a Foda estava boa”, avaliou com um sorriso minhoto.

 

Entretanto, a tenda ao lado já se encontrava à pinha. Hélder Baptista, conhecido como o motard da concertina, arrebatava o público com a sua atuação.

 

 

 

Agostinho Correia: “Esta feira ainda tem muito para crescer”

Por entre a multidão, encontramos o fundador da Feira da Foda. De sorriso aberto, Agostinho Correia, atualmente vereador na Câmara Municipal de Monção, mostrou-se orgulhoso com a notória enchente em ano de regresso deste evento.

 

“Está uma noite espetacular com uma grande adesão. As pessoas estão muito satisfeitas com as refeições servidas. Nota-se que esta feira tem ainda muito para crescer”, disse desde logo o autarca.

 

Já de olhos postos no futuro, Agostinho Correia realça desde já que é necessário “apostar na imagem deste certame”. “A imagem vende muito!”, exclamou.

 

 

 

Gaspar Castro: “Está a superar todas as expetativas”

Na zona do bar, a trabalhar afincadamente com a restante equipa, fomos ao encontro do Presidente da Junta de Freguesia de Pias.

 

À Rádio Vale do Minho, Gaspar Castro teve dificuldades em encontrar palavras para descrever o que sentia.

 

“Está a ser espetacular! Está a superar todas as expetativas”, disse o Presidente visivelmente satisfeito.

 

“Depois de três anos de pandemia, sabíamos que não podíamos falhar. Mesmo com estas condições meteorológicas instáveis termos esta gente toda é espetacular! Este é um evento firme, que veio para ficar e, no futuro, é aproveitar o que de melhor fizemos e melhorar cada vez mais”, disse.

 

Recorde-se que o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Monção, António Barbosa e João Oliveira, encontram-se ainda no Japão. Deverão regressar este domingo, após a vitória no Festival Mundial de Filmes de Turismo, naquele país.

 

 

Veja a nossa galeria de fotos:

 

 

 

 

Confira o programa da feira para este domingo:

 

 

 

 

Surgida em 2017, a Feira da Foda está na 4ª edição. Arrancou na sexta-feira e prolonga-se até este domingo.

 

Agigantou-se desde logo como um dos principais eventos culturais e gastronómicos no concelho de Monção.  É um evento inspirado no prato mais típico do concelho: o Cordeiro à Moda de Monção (localmente conhecido por Foda à Monção). 

 

Foi elevado em 2018 a uma das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.

 

 

[Fotografias capa: Rádio Vale do Minho]

Últimas