PUBLICIDADE
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Monção

Monção: Ponte vai estar em cima da mesa da Cimeira Ibérica

3 Novembro, 2022 - 00:02

1147

0

Cimeira Ibérica.

Um memorando de entendimento para reabilitação da ponte internacional que liga Monção a Salvaterra de Miño vai ser assinado na 33ª Cimeira Ibérica a realizar-se esta sexta-feira, em Viana do Castelo. A cimeira terá como tema a Inovação.

 

O documento, segundo o Diário de Notícias, será assinado pelos Ministros dos Transportes de cada um dos países envolvidos.

 

A luz verde para esta requalificação surgiu há precisamente três anos, em outubro de 2019. No entanto, com a pandemia da COVID-19, tudo se terá atrasado.

 

Esta obra, conforme noticiou na altura a Rádio Vale do Minho, prevê não só intervenções ao nível dos pilares, como também a instalação de uma ciclovia. Aquela travessia, com 27 anos de existência, apresenta hoje um tráfego diário superior a nove mil veículos.  

 

As obras a realizar estão estimadas em 700 mil euros, divididos em partes iguais pelos dois países. 

 

Recorde-se que esta ponte foi batizada com dois nomes. Do lado monçanense é Ponte João Verde e do lado de Salvaterra é designada por Ponte Amador Saavedra, em homenagem aos poetas das duas margens do rio Minho que escreveram sobre a união destas duas vilas.

 

Atualmente, com a já existente Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, os moradores de ambas as localidades compartilham vários serviços, espaços de lazer e várias infraestruturas.

 

 

[Fotografia: Blogue do Minho / Direitos Reservados]

Últimas