Um memorando de entendimento para reabilitação da ponte internacional que liga Monção a Salvaterra de Miño vai ser assinado na 33ª Cimeira Ibérica a realizar-se esta sexta-feira, em Viana do Castelo. A cimeira terá como tema a Inovação.
O documento, segundo o Diário de Notícias, será assinado pelos Ministros dos Transportes de cada um dos países envolvidos.
A luz verde para esta requalificação surgiu há precisamente três anos, em outubro de 2019. No entanto, com a pandemia da COVID-19, tudo se terá atrasado.
Esta obra, conforme noticiou na altura a Rádio Vale do Minho, prevê não só intervenções ao nível dos pilares, como também a instalação de uma ciclovia. Aquela travessia, com 27 anos de existência, apresenta hoje um tráfego diário superior a nove mil veículos.
As obras a realizar estão estimadas em 700 mil euros, divididos em partes iguais pelos dois países.
Recorde-se que esta ponte foi batizada com dois nomes. Do lado monçanense é Ponte João Verde e do lado de Salvaterra é designada por Ponte Amador Saavedra, em homenagem aos poetas das duas margens do rio Minho que escreveram sobre a união destas duas vilas.
Atualmente, com a já existente Eurocidade Monção/Salvaterra de Miño, os moradores de ambas as localidades compartilham vários serviços, espaços de lazer e várias infraestruturas.
Comentários: 0
0
0