PUBLICIDADE
3
AVANÇAR

Menu

+

0

0

Destaques
Monção

Monção: A partir de sábado há cordeiro todo o ano – “O trabalho começa agora”, diz António Barbosa

14 Novembro, 2018 - 05:24

299

0

Dourada. Em metal. Com um 7 recortado e uma palavra a atestar a mestria: Recomendado. É assim a placa identificativa que 21 restaurantes do concelho receberam esta terça-feira e que os […]

Dourada. Em metal. Com um 7 recortado e uma palavra a atestar a mestria: Recomendado. É assim a placa identificativa que 21 restaurantes do concelho receberam esta terça-feira e que os recomendam pela qualidade na confeção do prato mais típico do concelho, o Cordeiro à Moda de Monção também conhecido por Foda à Monção. “Isto é o ponto de partida para algo de extraordinário que vamos construir à volta da gastronomia monçanense”, realçou o presidente da Câmara António Barbosa numa sessão onde foi também apresentado o Fim-de-Semana do Cordeiro à Moda de Monção. A iniciativa vai realizar-se este sábado e domingo. Conta com a adesão de 18 dos 21 restaurantes recomendados. “Só não estão todos, porque três estão encerrados para férias”, explicou o Vice-Presidente da Câmara, João Oliveira.

Será o fim-de-semana, apontou o presidente da Câmara, que vai marcar uma nova era em Monção no que diz respeito à confeção deste prato. “A partir de sábado, passaremos a ter Cordeiro durante todos os dias do ano”. Uma verdade garantida pelo novo Guia do Cordeiro. Uma brochura disponível a toda a comunidade e visitantes onde está a já chamada Escala do Cordeiro. De segunda a sexta-feira, há um restaurante por dia a servir o prato. Ao sábado, a escala é idêntica, mas com mais restaurantes de serviço. E ao domingo, todos os estabelecimentos aderentes vão servir esta Maravilha de Portugal à Mesa. “O dia de hoje é para mim um orgulho muito grande. Há um ano atrás ninguém acreditava que fosse possível haver cordeiro todos os dias. Mas quando trabalhamos em conjunto, as pessoas colaboram”, frisou  António Barbosa. “Se ganhámos o prémio das 7 Maravilhas de Portugal à Mesa, isso deveu-se a cada um dos nossos cidadãos”. Já sobre as expetativas, o edil monçanense espera sobretudo “um serviço de qualidade”. “O trabalho começa agora”, reiterou.

Recorde-se que, para a obtenção daquela placa identificativa, os 21 restaurantes tiveram de assinar um protocolo onde se comprometem a seguir regras rígidas. Logo à cabeça, o cumprimento da escala. Terão também de ter na sua Carta de Vinhos pelo menos sete marcas diferentes de Alvarinho de Monção.  Outra das regras mais importantes que os estabelecimentos terão de obedecer é a de garantir que “os animais foram abatidos no matadouro de Monção”.

O presidente da Câmara de Monção não descarta a hipótese da existência de clientes fantasma ou seja, clientes normais mas que irão estar especialmente atentos ao serviço e verificar se todas as normas estão efetivamente a ser cumpridas.

 

Placa de recomendação foi entregue a 21 restaurantes

 

PUB

Últimas